Zico Madeiras recebe Prêmio Referência 2020

A madeireira está entre as 10 empresas que mais se destacaram na cadeia produtiva da madeira no Brasil

Publicado em: 07 de Dezembro de 2020
Fonte: Sindusmad, Cipem e Revista Referência
acervo Sindusmad

O quesito sustentabilidade concedeu a empresa Zico Madeiras o Prêmio Referência 2020, oferecido pela revista Referência, da Jota Editora. As empresas são escolhidas através de indicações de leitores, clientes e contatos do setor cabendo à revista o veredito final. Desde 2003, a editora avalia e reconhece ações nos âmbitos de investimento, tecnologia, pesquisa ou social. Devido a pandemia os prêmios já foram entregues e a cerimônia será online no dia 11 de dezembro. A Editora Jota publica as revistas Referência Florestal, Produtos de Madeira, Celulose e Papel, Industrial e Revista Biomais.

Para o empresário Sigfrid Kirsch, conhecido como Zico, o prêmio é fruto da escolha que a empresa fez em trabalhar sempre na legalidade e respeitando a floresta. “A sustentabilidade é manter a floresta em pé pra não acabar a madeira nunca. É através do projeto de manejo florestal, com um ciclo de que a cada 25 anos pode retornar. Esse é o caminho que a gente encontrou pra ficar e crescer na exportação, procurando essa linha de trabalho”, garantiu.

Atualmente, 90% da produção da empresa Zico Madeiras é destinada ao mercado de exportação atendendo países da Europa, América do Norte e Ásia. Zico explicou que para trabalhar neste ramo é necessário apresentar a certificação da origem do produto. “Para trabalhar com exportação tem que ter projeto de manejo sustentável. O próprio mercado cobra. Um dos primeiros quesitos quando o cliente de exportação vem te procurar é saber a procedência da matéria prima. É preciso justificar todo o projeto de manejo, a cadeia de custódia para ele autorizar o fornecimento de madeira ou não. Esse é o caminho que as indústrias de base florestal estão tomando”, informou.

Esta é a primeira vez que uma empresa associada ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad) recebe este prêmio. Para o presidente Wilson José Volkweis é o reconhecimento do trabalho sério que a empresa desenvolve. “É uma alegria muito grande saber que uma empresa filiada ao Sindusmad, do nosso ex-presidente e atual diretor recebeu este prêmio. A Zico Madeiras trabalha dentro da legalidade com bastante qualidade e organização, além disso, tudo dentro da sustentabilidade. É muito satisfatório pro nosso sindicato ter uma empresa ganhadora deste prêmio por este mérito”, enfatizou.

Neste ano, além da Zico Madeiras associada ao Sindusmad, outra empresa de Mato Grosso que recebeu o prêmio foi a Junp Madeiras sediada em Colniza e filiada ao sindicato Simno. Ambos sindicatos compõem o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) que já foi contemplado três vezes com esta premiação. Para o diretor executivo do Cipem Valdinei Bento dos Santos, isso destaca o trabalho do setor organizado de base florestal, que está constantemente buscando melhorias em seus processos. “Os Prêmios Referência, produzidos pela Jota Editora, são de grande importância pois demonstram o reconhecimento de todo o trabalho e dedicação de empresas e instituições sérias que são comprometidas com a qualidade e com o atendimento eficiente. Além destas empresas, parabenizamos também o arquiteto e parceiro de Brasília, Roberto Lecomte, premiado na categoria Arquitetura, ele que demonstra com perfeição em seus projetos, todas as possibilidades de uso da madeira nativa, com muito primor e beleza. O Cipem também tem orgulho de ter sido três vezes agraciado com o prêmio, e espera que cada vez mais empresas associadas e parceiros ocupem esse lugar de destaque e valorização que o Prêmio Referência proporciona”, ressaltou.

O diretor comercial da Jota Editora Fábio Machado explicou que o prêmio Referência é uma contribuição aos setores florestal, indústria madeireira, celulose, papel e biomassa. “A gente reconhece dez empresas, que fizeram algo relevante em prol do setor durante o ano. Que fizeram investimentos ou inovações e que acreditaram no segmento da madeira. É um prêmio pra fomentar ainda mais a cadeia de base florestal do brasil”, ressaltou.

Para o editor chefe da revista Luiz Carlos Kozaki, ao longo dos anos, a revista adquiriu experiência e know-how em divulgar tecnologias, produtos e serviços para atender ao setor, o que torna a escolha dos cases de sucesso uma tarefa de grande responsabilidade. “A Revista Referência está há mais de duas décadas no mercado. Somos reconhecidos e tem todo o respaldo do setor. Não existe um veículo melhor pra analisar as empresas merecedoras deste prêmio que foram destaques neste ano”, garantiu.

Foram também escolhidas as empresas Pinus Brasil, Frameport, Planflora, Tangará Papéis, Casacerta, Richetti Serraria, ABC Pacajá e ITA Construtora.

O Sindusmad parabeniza a Zico Madeiras pela conquista e enaltece que as empresas associadas visam as melhores práticas de manejo florestal sustentável e que seguindo com estes propósitos alcançarão crescimento, produtividade e oportunidades dentro do mercado florestal.