Sindusmad se posiciona contrário a antecipação de feriados

Publicado em: 23 de Março de 2021

Em consonância com o governo municipal e demais entidades, o Sindusmad também manifesta-se contrário ao projeto de Lei do Governador Mauro Mendes que visa a antecipação de feriados em Mato Grosso para reduzir o contágio da covid-19. A proposta encaminhada hoje (23) à Assembleia Legislativa e, se aprovada, passa a valer a partir desta sexta-feira (26) e encerra no dia 4 de abril, contando 10 dias corridos.

O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, participou da reunião no último domingo com vereadores e secretários municipais de Sinop e enfatizou ser contrário a qualquer tipo de bloqueio das atividades industriais e comerciais. "Desde o dia 25 de março do ano passado estamos fazendo nossa campanha combatendo a covid-19 de máscara, álcool em gel e palestras. Eu falo em nome de um setor que trabalha, emprega e gera renda para os municípios, não somos favoráveis a esta antecipação de feriados. O empresário ainda consegue se manter, mas como que faz com o quadro de funcionários? Precisamos pensar nos nossos colaboradores que trabalham para viver. Não pactuamos com este fechamento. Não é a solução. Precisamos cuidar sim, da saúde, mas o governo precisa rever, aumentar os leitos e distribuir os kits para combater o vírus. Ficar parado vai ter aglomeração em casa, sendo que na indústria mantêm as medidas de biossegurança e o distanciamento. Não somos a favor. Só vai causar mais transtornos", explicou.

O setor de base florestal, através do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (Cipem) em parceria com os demais sindicatos, desenvolveram um Plano de Ação para o enfrentamento ao novo coronavírus. O Sindusmad tem atuado junto às madeireiras associadas, através da doação de máscaras, palestras com profissionais de saúde e a distribuição de materiais gráficos explicativos de acordo com as normativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Em 2020 foram distribuídas 11 mil máscaras e no primeiro trimestre deste ano já foram doadas 13 mil unidades. Vale ressaltar que atividade madeireira trabalha em área aberta, não possui atendimento ao público e não corre o risco de aglomeração de pessoas.