Sindusmad realizou assembleia geral com associados

Publicado em: 08 de Dezembro de 2020

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) realizou na manhã de sábado (05) a assembleia ordinária de 2020 para apresentar as ações realizadas durante o ano e discutir as pautas pertinentes ao setor de base florestal. A reunião na sede do Sindusmad contou com a presença de mais de 50 associados e convidados. A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) também participou com o objetivo de apresentar o programa Sócio Indústria.

O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis avaliou o cenário econômico e o saldo foi positivo apesar da pandemia ter preocupado o setor. “No início de março quando iniciou a pandemia tínhamos a preocupação de se instalar uma crise no nosso setor, no entanto, superamos isso e o mercado está bom. Temos o problema da falta de matéria prima, mas tudo vai se ajeitar. A expectativa é boa para 2021. Estou muito grato porque temos tudo para crescer, fortalecer e continuar firme no nosso segmento”, considerou.

Entre as demandas setoriais apresentadas na assembleia estão as reduções de taxas ambientais, o ICMS da tora, a pauta da madeira e outros assuntos pertinentes a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SEMA). Entretanto, outras necessidades que o setor reivindica há anos também foram discutidas. “Com a nova administração do prefeito eleito Roberto Dorner e o vice Dalton Martini nós temos a demanda do distrito industrial, que é um pleito de muitos anos. Precisamos também de uma via alternativa para tirar o transporte pesado de dentro da cidade. Além da duplicação e a instalação de uma travessia na BR 163. Nosso objetivo sempre foi cuidar e ajudar a cidade, por isso, estas questões são importantes para nós”, ressaltou.

A gerente de Relacionamento com a Indústria da Fiemt, Tuka Martins, explicou os detalhes do programa que tem a missão de fortalecer a indústria e seus parceiros. “O Sócio Indústria é um programa voltado para as empresas e seus funcionários. Ele não é específico somente para a cadeia industrial. Ele é voltado também aos parceiros que atendem a indústria para que possam usufruir de uma plataforma 100% online a fim de buscar produtos e serviços de qualquer segmento. Este é o grande objetivo do programa, reduzir o custo operacional das empresas e aumentar a produtividade levando benefícios também para os colaboradores”, informou.

Tuka elogiou o trabalho do Sindusmad por prestar um serviço distinto frente ao setor de base florestal e pela disposição da diretoria em se envolver e se comprometer com o associado.  “O Sindusmad é um sindicato diferenciado em suas atuações e conseguiu mostrar isso com a casa cheia numa assembleia. Isso não é fácil no dia a dia de hoje conseguir trazer tantos empresários do setor em reuniões para trabalhar em prol disso. É a diferença do desempenho do presidente e da diretoria que se envolvem em todos os assuntos e levam o resultado que o empresário precisa”, salientou.

Durante a assembleia, o empresário Sigfrid Kirsch recebeu o Prêmio Referência 2020, em que a empresa Zico Madeiras foi eleita pela Jota Editora como uma das dez empresas que mais se destacaram na cadeira produtiva da madeira no Brasil.  O empresário não pôde comparecer por motivos pessoais, mas foi representado pela esposa Beatriz Appel Kirsch que emocionada agradeceu a homenagem.  “A gente se sente orgulhoso porque fazemos parte da história do município. São muitos anos de trabalho e representar Sinop é muito importante”, enfatizou.

O Sindusmad estará em férias coletivas a partir do dia 21, retornando o atendimento no dia 04 de janeiro.