Sindusmad realiza visita técnica em mais de 180 empresas de Mato Grosso

Publicado em: 08 de Abril de 2021

Uma das principais ações que o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) tem realizado em 2021 é a visita técnica in loco nas empresas do setor de base florestal Mato-grossense. Neste primeiro trimestre, foram realizadas mais de 180 visitas em empresas associadas e não associadas, em 12 municípios os quais o sindicato tem representatividade, com a finalidade de atualizar os industriais em relação às mudanças de legislação que regula a atividade, ouvir as reivindicações a fim de aprimorar os procedimentos inovando a gestão florestal. Além de esclarecer dúvidas quanto a modernização do licenciamento ambiental e reforçar o protocolo de biossegurança contra a propagação da Covid-19. O resultado desta ação foi a filiação de 22 novas empresas, sendo que em 2020, mesmo em virtude da pandemia, houve adesão de 7 novos empreendimentos.

O diretor executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, ressaltou a importância deste trabalho presencial para conhecer as necessidades de cada indústria e direcionar os trabalhos de acordo com cada particularidade. "Mesmo trabalhando a distância, sempre tivemos a preocupação de manter os empresários atualizados quanto às legislações e os decretos municipais, estaduais e federais, a fim de passar um posicionamento do que deve ser feito. Isso traz uma segurança maior aos nossos associados. No entanto, quando a gente está no escritório da empresa, verificando a forma de trabalhar, conhecendo a indústria é diferente e é esta aproximação e valorização que o Sindusmad quer proporcionar ao seu associado", garantiu.

Por meio das visitas técnicas realizadas pelo Sindusmad, as indústrias do setor de base florestal também recebem o atendimento do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). O Presidente do Cipem, Rafael Mason reforçou esta parceria, “o principal trabalho prestado por uma entidade representativa é a fidelização da proximidade com seu representado, essa prática possibilita a resolução de possíveis entraves burocráticos e morosos que acabam por desviar as empresas do seu curso normal de entregas, parabenizamos e incentivamos sempre essa rotina aos nossos Sindicatos”.

O presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis informou que dentre as ações previstas no planejamento de 2021, estão as visitas técnicas e os encontros dos madeireiros que visam reunir, integrar e fortalecer o setor de base florestal dos municípios que compõem a base territorial do Sindicato. "As indústrias veem este trabalho, todas as demandas e os avanços que tivemos, a dedicação e o empenho da nossa equipe técnica em atender com agilidade o associado. Os encontros dos madeireiros, por exemplo, contam com a participação da FIEMT, do CIPEM, Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e demais parceiros relacionados aos temas abordados para promover esta integração que é fundamental para tratar das demandas, dos avanços e discutir os novos direcionamentos do setor".