Início
O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso - Sindusmad realizou na última quarta-feira (06), a segunda reunião ordinária com a nova diretoria, com a participação de associados e representantes da Federação das Indústrias, para discutir temas importantes para o setor de base florestal. O presidente Felipe Antoniolli destacou a união dos diretores e o compromisso com o desenvolvimento do setor. Entre as pautas apresentadas estiveram o novo curso técnico em Processamento de Madeira, a nova edição do Multiação e o evento Emprega.Ind. A reunião começou com o anúncio da associação da 190ª empresa. Somente no mês de julho, foram realizadas 52 atividades entre ações e reuniões.
Um dos temas centrais da reunião foi a apresentação do curso técnico em Processamento de Madeira, oferecido pelo Senai. A formação gratuita para jovens aprendizes representa uma iniciativa para renovar a mão de obra nas indústrias madeireiras. Para o presidente Felipe Antoniolli, a proposta é incentivar que filhos de colaboradores e jovens da região ingressem no curso para dar continuidade do setor. “A gente fica muito feliz com o Senai pensando na continuidade do nosso setor de base florestal. Estamos com uma falta muito grande de mão de obra, porque muitos jovens não querem ingressar numa indústria madeireira. Então, vemos a possibilidade de transformar essa realidade com esse curso de Processamento de Madeiras, para que filhos de gerentes e filhos de colaboradores sejam um jovem aprendiz”, afirmou.
Para o gerente do Senai Bruno Cavalcante a iniciativa inédita em Mato Grosso foi construída a partir de escutas junto ao setor e visa preencher uma lacuna de mão de obra técnica qualificada. A formação terá 3.004 horas, sendo parte na escola e parte na empresa. “O jovem será contratado e remunerado desde o início e sairá com uma formação técnica de nível médio, reconhecida em todo o Brasil. A estrutura curricular está dividida em quatro módulos, abrangendo manejo florestal sustentável, desdobro primário, beneficiamento, controle de qualidade, laminação, produção de protótipos, além de comunicação, segurança no trabalho e gestão da produção”, explicou.
Bruno reforçou que a expectativa do SENAI é que o curso contribua para reduzir a rotatividade de pessoal nas indústrias, ampliar a produtividade e gerar oportunidades para jovens da região, muitos em situação de vulnerabilidade. “Nossa expectativa é formar uma nova geração de profissionais técnicos especializados no setor madeireiro, preparados para atuar com eficiência, segurança e responsabilidade ambiental. Com isso, combatemos a rotatividade de mão de obra, melhoramos os indicadores de produtividade das empresas e fortalecemos a posição do setor no cenário nacional e internacional. Além disso, esse projeto representa uma grande oportunidade social: jovens da nossa região, muitos em situação de vulnerabilidade, terão acesso a uma formação de excelência e ao primeiro emprego com carteira assinada. Estamos certos de que essa iniciativa gerará impacto direto na competitividade das indústrias, no fortalecimento do Sindusmad enquanto liderança do setor e, acima de tudo, na valorização do capital humano da nossa região”, garantiu.
Na reunião, o gerente do SESI de Sinop, Thiago Medina apresentou o programa Sebraetec como uma oportunidade para as empresas acessarem serviços de saúde e segurança do trabalho com valores subsidiados. “Temos um programa voltado à parte de Saúde e Segurança do Trabalho, com várias entregas: programas legais como PGR, PCMSO, avaliações quantitativas do ambiente de trabalho, LTCAT, diagnóstico de maturidade quanto à gestão da saúde e segurança dentro das empresas. Avaliamos o nível de conformidade dos processos em relação às normas legais. Todas essas entregas são realizadas pelo Sesi, por meio dos nossos profissionais e consultores técnicos. Os valores desses serviços são subsidiados por meio do Sebraetec, que é uma linha do Sebrae que fomenta o acesso de micro e pequenas empresas a programas e serviços qualificados a um custo reduzido”, explicou.
Além disso, Thiago Medina reforçou que a nova clínica do SESI em Sinop será inaugurada no dia 15 de agosto. “O Sesi está inaugurando uma nova unidade em Sinop, com ambientes voltados ao atendimento clínico do trabalhador das indústrias da região. Haverá consultas ocupacionais, raio-X, audiometria, avaliações psicológicas e espaços para a equipe técnica como técnicos de segurança, engenheiros do trabalho e também para a educação de jovens e adultos. Essa unidade atenderá com condições especiais, pois a missão do Sesi é servir à indústria local”, comemorou.
Para quem busca uma colocação no mercado de trabalho, no próximo dia 30 de agosto será realizado na sede do Sindusmad, o evento Feira de Empregos, realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT). Para o presidente do Sindusmad é uma oportunidade para conectar as pessoas às indústrias madeireiras. “As empresas associadas vão mensurar todos os cargos que dispõem nas suas empresas para que essas vagas sejam preenchidas por pessoas interessadas”, informou.
Sobre a fiscalização do Ministério do Trabalho, o Sindusmad reforçou que as empresas já estão preparadas, graças ao apoio da Federação das Indústrias e à adesão ao programa Base Segura, que ajudou na adequação das exigências legais. “O nosso grande objetivo e nossa principal tarefa foi levar toda essa preocupação do setor de base florestal para a Federação das Indústrias e tentar barganhar o máximo de tempo na questão das fiscalizações, dos embargos e das interdições de empresas. A gente conseguiu fazer isso através do programa Base Segura também. Várias empresas se adaptaram, se modernizaram, se organizaram nessas questões”, reforçou Antoniolli.
No dia 16 de agosto, o Sindusmad participará do Multiação, que oferecerá serviços gratuitos à população. “O Sindusmad é parceiro da Federação das Indústrias na realização do Multiação, que será no bairro Vilas, em Sinop. Além de escolher o local, também buscamos parceiros para a realização de todos os atendimentos do evento, levando benefícios para toda a população”, destacou.
O Sindusmad também apoiará o bingo beneficente do Centro Social Menino Jesus que será realizado no dia 5 de outubro. Diretores e associados estão contribuindo com brindes para a ação solidária. “O Sindusmad, além de gerar emprego, também sempre busca levar dignidade às pessoas. Faz seus eventos beneficentes e colabora da melhor maneira possível na parte social também. O Orfanato Menino Jesus, que realizará um bingo, pediu nosso apoio e o Sindusmad optou por fazer a doação de uma televisão e os associados, os diretores, também estão trazendo vários prêmios que serão sorteados no local”, comentou.
O empresário Kleber Lourenço, da Corrêa Madeiras, elogiou a atuação da diretoria e destacou a importância de mais empresas se associarem para fortalecer o setor e ampliar a representatividade. “Saber que o sindicato está buscando e almejando mais empresas, e que essas empresas estão sendo recíprocas, procurando se associar, se filiar, para poder ter mais entendimento, fortalecer o grupo. Assim, a gente consegue ter mais peso para discutir situações que o setor vem enfrentando. Quanto mais associados, mais força se cria, não só na região, mas também em nível nacional”, pontuou.