Sindusmad realiza assembleia geral com a participação dos empresários do setor

Publicado em: 05 de Dezembro de 2022
Fonte: Sindusmad

A última assembleia geral de 2022 do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) foi realizada no sábado (03), com a participação dos diretores e empresários associados de Sinop e da região para deliberar as demandas atinentes ao setor. Entre os assuntos apresentados em pauta, estavam a aprovação das contas do exercício de 2022, a previsão orçamentária para 2023 e a apresentação de um projeto de pesquisa a ser desenvolvido com a UFMT.

Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, foi repassado aos presentes as informações mais relevantes para ajudar no dia a dia do setor. “A assembleia é importante porque podemos falar sobre tudo que passou durante o ano, nossas demandas e a quantidade de ações. Acredito que ficou bem claro para todo mundo porque tivemos um ano bom e esperamos que o próximo ano seja bem melhor. Vamos continuar avançando cada vez mais nas nossas ações e nas nossas demandas que a gente tem pela frente”, ressaltou.

A assembleia iniciou com uma homenagem aos empresários, Antônio Carlos Henriques Luis da empresa AC Henriques, Gabriela Paludo e Diogo Paludo, do Grupo Paludo pelo Prêmio Referência, concedido pela Jota Editora. Na sequência, foi apresentado um balanço de todos os cursos realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o objetivo de capacitar os funcionários das indústrias Madeireiras. “Nós tivemos duas empresas que foram premiadas pela revista Referência e para nós é motivo de orgulho, pois são duas empresas associadas e, inclusive, de diretores do Sindusmad. Na assembleia também apresentamos os cursos de qualificação, os quais capacitamos mais de 150 funcionários das indústrias madeireiras. Esta iniciativa vamos continuar no próximo ano e reforçar cada vez mais. Temos novos cursos e surgiram novas ideias. Isso é fundamental para o nosso dia a dia e também para o colaborador que adquiriu mais conhecimento a fim de trabalhar com mais segurança e experiência na operação das máquinas. O setor agradece muito”, destacou Wilson.

O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) Gustavo de Oliveira, que conduziu a federação pelo quadriênio 2018-2022, escreveu uma carta de agradecimento ao Sindusmad, pelo apoio e parceria do sindicato ao longo dos anos, e de maneira especial, pela contribuição na operação de transporte terrestre dos cilindros de oxigênio para o Hospital Regional de Sinop, em 2021, em virtude da pandemia.

O professor da UFMT de Sinop, Jair Figueiredo do Carmo, que está atuando no curso de Engenharia Florestal foi convidado para participar da assembleia e apresentar o projeto de qualidade de corte nas serrarias que visa melhorar o padrão de corte da madeira. “Esse trabalho será feito individualmente, madeireira por madeireira. Mas a proposição é reduzir a variação na serragem durante o processo de corte da madeira serrada e diagnosticar como está trabalhando hoje e montar um histórico do setor base florestal, como tipos de equipamentos, rotação de volante, uma série de coisas que vão nos ajudar a classificar as melhorias para cada serraria”, explicou.

Entre os assuntos setoriais, foi apresentado aos presentes sobre a inclusão das espécies de Ipê e Cumaru na lista da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), o que vai complexificar a exportação dessas espécies. Quanto ao sistema DOF+ Rastreabilidade foi explicado, que a ferramenta do IBAMA, a qual entrou em operação desde ontem (05). Segundo o presidente, o Sindusmad juntamente com o CIPEM está acompanhando a implantação deste sistema, bem como, o novo Sisflora 2.0 da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “O DOF + rastreabilidade vai começar e o Sisflora 2.0, ainda não tem uma data, mas vai ser implantado. Estamos buscando informações para nos manter atualizados e instruir os associados da melhor maneira possível. Em parceria com o Cipem, vamos acompanhar e cobrar junto as secretarias”, explicou.

O Sindusmad realizou em 2022, 674 ações marcando presença em reuniões e atividades que envolvem a equipe técnica com a participação da diretoria. Também foi anunciado que a marca “Guardiões da Floresta” foi registrada como de autoria do Sindusmad e a patente terá validade de 10 anos.

Para finalizar a reunião, o presidente Wilson Volkweis agradeceu nominalmente aos empresários que contribuíram para a reforma da sala de reuniões, que fizeram doações, materiais e em serviços, para a confecção da mesa, do painel de ripado com as espécies de madeiras comercializadas e do ripado de cedrinho alocado no teto da sala. A mesa antiga foi doada para a Apae. O sindicato organizou uma ação, para arrecadar recurso para custear a reforma da sala de reuniões foram confeccionados 1000 números, sendo vendidos quase 100%. Foram sorteados um soprador, uma tábua de carne e uma Moto Honda Bis. Parte do valor será destinado para o Lar dos Vicentinos.

Os sorteados foram: Geovane, funcionário da ST Madeiras de Nova Ubiratã ganhou a moto Honda Bis. A tábua de churrasco foi Sérgio Bergamini, empresário madeireiro de Santa Carmem, e o soprador foi o Vitor Benedetti Ramos, filho do empresário e diretor do Sindusmad.