Sindusmad promove formação inédita para qualificar operadores de escavadeira hidráulica

Publicado em: 10 de Agosto de 2026
Foto Por: Andressa Amaral
Fonte: Sindusmad / Senai

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso – Sindusmad fez o lançamento, no último sábado (08), do curso de Operador de Escavadeira Hidráulica para os colaboradores das indústrias madeireiras. A capacitação reuniu 23 profissionais dos municípios de Sinop, Vera, Claudia, União do Sul e Santa Carmem, de nove empresas associadas, e foi estruturada especialmente para atender às necessidades das empresas que trabalham com biomassa. O curso foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Sinop.  

Para o presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, a formação é resultado direto da necessidade apresentada pelos empresários do setor. “Os associados, os empresários do setor de base florestal, também ligados agora efetivamente à questão da biomassa, procuraram o Sindusmad. A intenção é capacitar seus colaboradores para as suas operações. Então, nada mais justo que nós, do Sindusmad, enquanto entidade que representa toda a classe, buscar novamente o apoio do Senai, que é o realizador desse curso, para fornecer aos empresários associados e aos colaboradores de suas respectivas empresas essa formação, que traz tantos benefícios para as empresas, para os colaboradores e para toda a sociedade”, afirmou.

Antoniolli destacou ainda que o crescimento do segmento de biomassa trouxe novas demandas de qualificação profissional. “O setor da biomassa é um setor relativamente novo, que precisa de adaptações e qualificações. Então, são várias pessoas novas, empresários novos que entraram nesse mercado e precisam de qualificação. São 23 colaboradores que vão ser capacitados neste curso inédito, que é muito necessário, porque o setor da biomassa vem realmente movimentando a economia de Sinop e de toda a região”, informou.

De acordo com o gerente executivo regional do Senai Bruno Cavalcante, a formação foi criada a partir da demanda apresentada pelas indústrias. “A gente, obviamente, tem muitos treinamentos que já estão prontos, são treinamentos padronizados. Mas esse é um treinamento que saiu específico para atender às indústrias que atuam no setor de biomassa. Eu sempre, quando a gente tem uma demanda nova, a gente inicia um processo de conversa com os empresários locais, seleciona uma empresa para se testar e identifica ali quais são as necessidades de capacitação”, explicou.

Com base nesse levantamento, o Senai estruturou o conteúdo da formação, que passou pela avaliação de especialistas antes da realização do curso. “Então, a gente cria um plano de curso para atender àquela necessidade, e esse curso é submetido a uma avaliação dos especialistas que temos, para verificar se todo o conjunto de necessidades foi atendido, e então colocamos para ser realizado. Para nós, essa é uma tarefa muito importante de fazer para o Sindusmad, porque percebemos que estamos aprofundando o aperfeiçoamento, além das necessidades que aparentemente identificamos, entrando em novas fronteiras, não apenas atendendo às laminadoras, às serrarias e às empresas de beneficiamento, mas também atendendo a esse segmento importante, que é o de biomassa”, destacou.

O curso terá 40 horas de duração. A parte teórica, realizada na sede do Senai, vai apresentar principalmente conteúdos relacionados à segurança na operação de máquinas. Nos próximos quatro encontros, os participantes passam para as atividades práticas com a escavadeira hidráulica no município de Vera, em área de supressão vegetal que está sendo gerenciada pela empresa associada ao sindicato CCI Cavacos.

Responsável pela parte técnica da formação, o instrutor do Senai, Jenai Ferreira de Souza, explicou que o conhecimento sobre o equipamento é um dos primeiros passos para uma operação segura e eficiente. “Primeiramente, conhecer a máquina, qual é o propósito dela, para que foi desenvolvida, entender os seus componentes, a sua área de atuação e a questão da segurança, como operar com segurança e quais são os cuidados.”

Segundo o instrutor, a capacitação também vai abordar aspectos relacionados à manutenção e à identificação de possíveis problemas durante a operação. “Uma coisa muito importante quando se fala em operação é a parte de segurança: a operação antes de ligar a máquina, durante e após. Ter a base de manutenção também contribui e ajuda muito até para reduzir problemas que podem ser gerados e diminuir os impactos, porque, geralmente, quando se fala em manutenção, há a questão do tempo de uso da máquina, situações que o próprio painel vai acusar, detectar e que o operador consegue identificar e rapidamente parar. Às vezes, é uma manutenção simples que ele pode fazer, como por exemplo, uma troca de mangueira ou uma verificação de filtro”, explicou.

A empresa 2D Madeiras matriculou cinco funcionários para participar do curso. O empresário Rômulo Araújo Cardoso destacou a importância da qualificação para os profissionais e para a empresa. “Muito importante a iniciativa do Sindusmad, porque é um sindicato patronal, que apoia muito o nosso setor florestal. E nós, da 2D, nos sentimos honrados em ter essa oportunidade desse curso de escavadeira hidráulica, principalmente para qualificar os nossos operadores, porque é para a vida. Conhecimento nunca é demais. Conhecimento tem que ser constante, tem que estar sempre ativo para aprender coisas novas. E a 2D se sente honrada por essa oportunidade e pode contar com a gente sempre que necessário para a evolução e capacitação, principalmente da parte pessoal no setor florestal”, enfatizou.

Para o empresário, a qualificação beneficia tanto o profissional quanto a empresa. “Ganha a pessoa e ganha a empresa. Temos que pensar primeiramente nas pessoas, porque as pessoas formam processos e os processos constituem uma empresa. A qualificação é uma evolução para a empresa, seja ela qual for. E assim, o Sindusmad, ao mostrar essa oportunidade, demonstra que está preocupado com o crescimento e, principalmente, com a evolução das empresas associadas”, destacou.