Sindusmad promove educação ambiental em comemoração ao Dia da Árvore

Publicado em: 20 de Setembro de 2019
Foto Por: Junior Morais

No dia 18 de setembro, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), realizou ação de educação ambiental no Colégio Objetivo Albert Sabin, envolvendo os alunos da escola em atividade de plantio de árvore e distribuição de mudas. Este projeto trata-se da comemoração ao mês de setembro remetendo ao dia da árvore (29/09).

A direção do colégio convidou o sindicato para fazer uma ação de educação ambiental que trouxesse a interatividade dos alunos com plantio de árvores e consequentemente ter consciência da importância de cuidar e preservar as nossas riquezas naturais, tanto da região urbana quanto das nossas florestas.

A atividade foi promovida com duas turmas, 2º Ano Matutino e 1º Ano Vespertino, alunos de 7 e 8 anos. O Diretor do Sindusmad, Sr. Diogo Paludo que também é um empresário do segmento da madeira, apresentou vídeos bem didáticos mostrando a importância de plantar, cuidar, e preservar as árvores para que tenhamos sombras, frutos, e redução da temperatura de uma determinada região, melhorando a sensação térmica da nossa cidade.

Antes de realizarmos a ação na escola, o sindicato solicitou que os professores fizessem uma dinâmica com os alunos para que escolhessem dois nomes para duas árvores que iriamos plantar no pátio da escola, cada turma escolheu nome da sua árvore, “Floquinho” (Ipê Branco) e “Pink Tree” (Ipê Rosa), as mudas foram doadas pela empresa Flora Sinop. Os próprios alunos plantaram suas árvores e prometeram cuidar muito bem delas, para que cresçam saudáveis e floresçam lindamente, colorindo mais ainda os intervalos da escola. As crianças ficaram intituladas pelo Sindusmad como os pequenos guardiões da floresta.

Também foi realizada distribuição de mudas de arvores (Ipê Branco e Ipê Amarelo) para os alunos levarem para suas respectivas residências e mostrar o aprendizado aos seus familiares sobre a importância de plantar e preservar.

Segundo o Presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis, “devemos incentivar as nossas crianças a pensar no meio ambiente de forma que no futuro se tornem grandes idealizadores de projetos que nos tragam retorno positivo. Vale destacar e transparecer para as escolas públicas e privadas, poder público e órgãos ambientais que o Setor de Base Florestal é amigo do meio ambiente, e pensa na sustentabilidade do nosso segmento, através do incentivo do Plano de Manejo Florestal Sustentável”, enfatizou.