Início
O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso - Sindusmad está oferecendo o curso de Operador de Pá-Carregadeira para 23 colaboradores das indústrias madeireiras. O curso terá duração de 40h, distribuídas entre aulas teóricas e práticas e visa qualificar profissionais para promover mais segurança no trabalho e eficiência nas atividades operacionais. A aula prática será ministrada em Santa Carmem, na empresa IM Lopes Laminados. O encerramento do curso está previsto para o dia 22 de novembro.
De acordo com o presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, a capacitação reforça o compromisso com o setor madeireiro e com seus colaboradores. “O Sindusmad não tem compromisso apenas com o industrial madeireiro, né? A partir do momento em que uma empresa se torna associada também temos compromisso com seus colaboradores. Nós já temos parceria com o Senai há algum tempo e intensificamos essa parceria. São mais de 300 colaboradores qualificados e capacitados. O curso de operador de pá-carregadeira é de extrema importância para a indústria madeireira”, destacou.
Antoniolli ressaltou que a atividade do operador de pá carregadeira é essencial para o funcionamento de uma indústria madeireira. “Uma indústria madeireira pode ter até 100 colaboradores, mas, se não tiver uma pá-carregadeira e um operador bom, eficiente, que trabalhe com segurança e faça a manutenção do seu maquinário, essa empresa, com certeza, não estará apta aos trabalhos”, afirmou.
O curso tem como objetivo não apenas aprimorar as habilidades práticas dos operadores, mas também promover a segurança no ambiente de trabalho. “Embora os operadores de pá-carregadeira já tenham conhecimento prático no dia a dia das empresas, este curso vai agregar muito valor. Além de intensificar esse conhecimento, vai ampliar a atenção ao maquinário e promover trabalho com mais segurança e eficiência, que é o que o industrial madeireiro precisa”, ressaltou.
O presidente do Sindusmad destacou que o curso, uma iniciativa a pedido dos empresários de Santa Carmem, visa atender às necessidades locais e fortalecer a mão de obra e parabenizou os empresários por investir e valorizar os colaboradores. “Investir na capacitação é uma forma de fortalecer o setor de base florestal e também de valorizar a mão de obra. A gente tem que agradecer e parabenizar os industriais madeireiros, que nunca param de investir nos colaboradores e em melhorias para suas empresas”, reforçou.
O instrutor da área de Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho, Rafael Cardoso, detalhou os principais conteúdos abordados durante as aulas. “Vamos abordar principalmente a parte de segurança na operação. Temos a parte operacional e a parte de manutenção da máquina, que é muito importante. Nosso foco é sempre a eficiência, ou seja, reduzir custos, manter a proteção do trabalhador e também conservar a máquina. Serão abordados esses principais temas e, claro, traremos também a vivência deles no dia a dia, como eles operam no cotidiano. Vou avaliar essa operação e usar isso como conteúdo para melhorar a rotina deles”, explicou.
Para ser um bom operador de pá-carregadeira, o instrutor enfatizou que a disciplina e o controle emocional são fundamentais. “O operador de sucesso precisa ser uma pessoa de mente aberta para receber conhecimento e corrigir possíveis falhas ou vícios que existam nas suas manobras do dia a dia. O operador também precisa ter muita atenção e responsabilidade, porque é uma máquina e pode acabar machucando alguém. São vários fatores. Não é pressa, é habilidade. Ele precisa ter calma e controle emocional para operar essa máquina com sucesso”, afirmou.