Sindusmad participa de conferência da madeira na África

Publicado em: 17 de Dezembro de 2019
Foto Por: Gleisson Omar Tagliari

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) participou nos dias 02 a 07 de dezembro de 2019, da 55ª Conferência da ITTO International Tropical Timber Organization. Composta por 72 países, sendo 36 produtores e 36 consumidores de madeira tropical, o evento foi realizado na África Ocidental, especificamente em Lomé, capital da Republica do Togo.

O Diretor do Sindusmad, Gleisson Omar Tagliari, se fez presente durante a conferencia representando os interesses do Brasil e principalmente do Estado de Mato Grosso, que são grandes produtores de madeira tropical oriunda da floresta amazônica. O objetivo da realização desses encontros, é de reunir as lideranças globais para dialogar o fomento ao comercio de madeiras tropicais e o incentivo ao Manejo Florestal Sustentável através de novas tecnologias e metodologias operacionais de baixo impacto. Um dos assuntos pautados durante o encontro foi o projeto piloto que será desenvolvido pela China denominado ''Green Supply Sustainable Chain (GSSC)'' - Cadeia Verde de Fornecedores Sustentável, que irá buscar formar um grupo de empresas que forneçam matéria prima, de forma que obterão maior visibilidade, através de pré-requisitos e parâmetros a serem seguidos referente a rastreabilidade do produto e o modo operacional dentro do Manejo Florestal Sustentável.

Tagliari, ‘participamos dos debates e dos encaminhamentos do nosso setor na República do Togo, e o que mais me chamou a atenção foi que o tema predominante foi a rastreabilidade dos produtos florestais. Assim, percebemos o quanto o Brasil está avançado nesse aspecto, inclusive sendo apontado pelos norte-americanos como referência em monitoramento,’ enfatiza Gleisson.

As conferencias da ITTO são realizadas anualmente de forma alternada na Ásia, África e Europa, tendo como sede principal em Tóquio, no Japão. Desde o ano passado, o Sindusmad passou a integrar o ‘Trade Advisory Group’ (Grupo de Trabalho do Comércio), formado por membros do Estados Unidos, Vietnã, China, Malásia, Brasil, França, Congo e Indonésia.

Esta é a segunda vez que o setor de base florestal mato-grossense participa do evento. “Essa participação nos posiciona estrategicamente perante o comércio internacional de madeira tropical. Constatar que a rastreabilidade tem sido o grande fator, e assim certificar de que somos referência internacional no assunto me deixou bastante animado. Significa que o setor de base florestal brasileiro está no caminho certo”, concluiu Tagliari.