Início
O curso de Operador de Pá Carregadeira iniciou no sábado (26), com a participação de 21 funcionários das indústrias madeireiras. A formação é ofertada pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) em parceria com o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo do curso é capacitar os colaboradores para que operem de forma segura e eficiente as pás carregadeiras, bem como, aprender sobre a manutenção e conservação deste tipo de equipamento.
O curso possui carga horária de 40 horas e será dividido entre aulas teóricas e práticas. Segundo o professor do conteúdo teórico André Lorenzetti, os alunos vão aprender sobre as Normas Regulamentadoras e como operar a máquina com maior eficiência. “Primeiro será abordado todo conhecimento das normas. A NR 06, que fala do uso de EPIs, a NR 11 e 12 que fala da movimentação de carga e uso de máquinas agrícolas, as regras de segurança e o básico para que se opere uma pá carregadeira com eficiência e segurança que é o mais importante. Toda operação de máquina, tem a preocupação de operar com maior eficiência e em menor tempo de manutenção”, explicou.
De acordo com o gerente do Senai de Sinop Bruno Cavalcanti, há uma procura muito grande no curso de Operador de Pá Carregadeira, o qual permanecerá na grade de cursos do Senai para contribuir com o setor madeireiro. “Tínhamos a necessidade de fazer o curso pois sabemos que o setor de base florestal está recebendo mais trabalhadores e eles precisam de aperfeiçoamento e reciclagem, e este curso veio em boa hora. É um curso que precisamos manter na grade, para ajudar a suprir a mão de obra especializada”, garantiu.
Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis os funcionários que receberão a capacitação são essenciais no desenvolvimento das atividades dentro do pátio da madeireira. “A pá carregadeira é uma máquina fundamental no dia a dia. Ela que descarrega a tora, que tira o resíduo, carrega o cavaco e muitas outras coisas. Às vezes uma empresa produz bastante, mas só tem uma máquina. O operador tem que estar realmente bem preparado, principalmente porque precisa se cuidar e evitar acidentes de trabalho. Além disso, é importante o curso devido a tecnologia, que cada vez vai melhorando mais. É um curso que faz tempo que queríamos realizar e agora deu certo”, ressaltou.
O encerramento do curso está previsto para o dia 17 de dezembro, concluindo o clico de capacitação de 2022. Para 2023, o Sindusmad está com projeto para novos cursos como Emissão de Notas Fiscais e Guias Florestais.