Sindusmad inicia processo de registro da marca “Guardiões da Floresta”

Publicado em: 27 de Julho de 2021

A marca “Guardiões da Floresta”, há muito tempo conhecida pelo setor de base florestal de Mato Grosso em breve será registrada como autoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad). O pedido de registro já foi protocolado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e aguarda os trâmites necessários.

Segundo a escritora e jornalista Cristiane Oliveira que escreveu o livro “A Saga dos Guardiões da Floresta – Uma viagem emocionante à história do setor de base florestal de Mato Grosso”, o nome “Guardiões da Floresta” surgiu entre 2007/2008 em reuniões da diretoria do Sindusmad em que se discutia a escolha de um termo para mostrar a verdadeira imagem do setor de base florestal. “Dentre muitas discussões, a diretoria chegou num denominador comum que seria “Guardiões” porque é de interesse do setor de base florestal que a floresta fique em pé. Na época, o presidente era José Eduardo Pinto e depois de tantas conversas, situações e brainstorming para chegar no nome de como o segmento poderia ser chamado, num insight o Jaldes Langer, vice-presidente do Sindusmad, trouxe esse nome que foi aprovado por unanimidade”, contou.

Para Cristiane Oliveira o nome “Guardiões da Floresta” reflete a verdadeira intenção do setor de base florestal: manter a floresta em pé, através do Manejo Florestal Sustentável respeitando todas as questões da natureza e de sustentabilidade, mas também fazendo funcionar toda uma questão econômica. “Ao longo dos anos ela veio se popularizando e ganhou o estado e depois algumas outras unidades da Federação e hoje é conhecido mundialmente, eu me lembro que logo depois que a marca foi definida, o Sindusmad encampou um projeto chamado ‘Floresta em pé com manejo é possível’. Foi elaborado um material muito importante, explicando o processo de manejo em vídeo, pela produtora Touareg de São Paulo, e quem apresentou este material foi a âncora do jornalismo Ana Paula Padrão. Foram alguns dias na fazenda Sinopema, mostrando didaticamente como é o processo de manejo florestal sustentável”, explicou. Esse material foi encaminhado para diversas instituições no Mato Grosso, Brasília, para outros estados, inclusive para fora do país. Em 2009, por exemplo, Jaldes Langer embarcou para Copenhagen - Dinamarca para participar da 15ª Conferência Mundial de Mudanças Climáticas (COP 15) da ONU e apresentar sobre este projeto.

Após a construção deste projeto surgiu o livro “a Saga dos Guardiões da Floresta” que na opinião da escritora é o retrato do setor de base florestal que se preocupa com a conservação das florestas. “Eu acho que é a imortalização de um trabalho e de um setor. É o respeito também. A filosofia fala que a gente só tem passado quem tem o registro de sua história. Até então só se acreditava no que as pessoas falavam, mas através de documentos, fotos, depoimentos e de tantas outras coisas mostrou-se o que era verdadeiro. Acho que significa honra e respeito para o setor de base florestal ter uma obra escrita em seu nome”, acrescentou.

Com relação ao registro da marca, a escritora reforçou que a iniciativa é fundamental para o Sindusmad. “São 13 anos da marca Guardiões da Floresta e hoje a gente reconhece que o título ganhou respaldo e força com o passar dos anos. Eu acho muito importante que isso fique registrado junto ao idealizador, neste caso a instituição Sindusmad. Acredito que foi uma iniciativa de muita relevância e com certeza muito importante”, ressaltou.

O diretor-executivo do Sindusmad Felliphe Marinho, explicou que a iniciativa de registrar a marca é em virtude da importância que ela tem para a instituição. “Em uma reunião da diretoria foi levantado este questionamento se a marca era registrada. Temos muito orgulho desse nome “Guardiões da Floresta” e que remete a atividade sustentável do setor. Muitos trabalhos que o sindicato realiza são a partir desta ramificação, como por exemplo, nossa revista anual leva este nome, as ações de educação ambiental nas escolas municipais, estaduais e particulares também se denomina ‘Família Sindusmad - os Guardiões da Floresta’. Aonde o Sindusmad vai leva este slogan e por isso sentimos a necessidade de registrar porque faz parte do nosso dia a dia”, ressaltou.

O livro “A Saga dos Guardiões da Floresta – Uma viagem emocionante à história do setor de base florestal de Mato Grosso” está entre os cinco livros participantes do concurso da Academia Sinopense de Letras que vai eleger a melhor obra de Sinop.