Sindusmad firma parcerias para contratação de profissionais para o setor madeireiro

Publicado em: 13 de Setembro de 2021

Com o objetivo de oportunizar a contratação de funcionários para o setor madeireiro de Sinop e região, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) fechou parceria com o Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Sinop, para a captação e seleção de trabalhadores e com a TV Centro América, por meio da divulgação no Balcão de Empregos. Atualmente, são 13 vagas disponíveis de contratação imediata nas funções de prancheiro, serviços gerais, operador de plaina, auxiliar de plainista, encarregado de beneficiamento, além de serviços administrativos como, auxiliar de escritório e financeiro. Os salários variam de R$1600,00 a R$2.500,00 mais benefícios.

Segundo a coordenadora do SINE Vanda Saltareli, novas ofertas de trabalho proporcionam o desenvolvimento do município. "A parceria do Sindusmad veio para enaltecer e fortalecer o SINE no processo da intermediação de candidatos na indústria de Sinop, com isso, iremos conseguir inserir mais trabalhadores no mercado de trabalho, trazendo renda e melhora da economia de nossa cidade", ressaltou. Os interessados devem procurar o SINE, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. É necessário apresentar os documentos pessoais para realizar o cadastro.

De acordo com o diretor - executivo do Sindusmad Felliphe Marinho, o mercado se encontra aquecido para o setor madeireiro, e o Mato Grosso não está conseguindo atender as demandas dos mercados interno e externo, entretanto, a falta de mão de obra preocupa os empresários. “Em reuniões com os membros da diretoria e também em visitas aos associados, recebemos este pedido por mão de obra. Como alternativa para resolver esta situação, o Sindusmad fez um trabalho coletivo com o SENAI para qualificar os profissionais das indústrias e além disso, fechamos uma parceria com o Sine de Sinop a fim de ofertar as vagas disponíveis no setor para alcançar um número maior de pessoas que querem uma oportunidade de emprego. Paralelamente a essas ações, em parceria com a TV Centro América, iniciamos a divulgação das vagas na programação do MT1 que é exibido na hora do almoço e com alcance a nível estadual para levar à população do estado que estamos precisando de funcionários para trabalhar nas indústrias”, explicou.

O SINE faz o processo de intermediação entre o sindicato e os candidatos e o Sindusmad encaminha para as empresas realizarem as entrevistas e finalizarem a contratação. O empresário Volnei Dacroce já foi beneficiado por esta iniciativa. "Achei muito válido porque dessa forma já vem pré-selecionado, apenas escolher dentre as opções, o profissional que se encaixa na vaga que a gente precisa. Eu acho que é muito bom e todo mundo deveria aderir a esse sistema. Já contratei o meu financeiro dessa forma, e ainda aguardo o preenchimento das outras vagas", informou.

O Sindusmad está constantemente em busca por ações que visem a intermediação de mão de obra com as vagas disponíveis nas indústrias madeireiras, tanto para profissionais com qualificação, bem como àqueles que não tem experiência, mas tem disposição em aprender.