Sindusmad faz doação de bancos de madeira para a Escola Municipal em Sinop

Publicado em: 12 de Março de 2020
Foto Por: Andressa Amaral

A Escola Municipal Leni Teresinha Benedetti recebeu ontem (11), pela manhã, a doação de quatro bancos de madeira através do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad). A parceria com a escola acontece desde 2017, através da professora Mauricy de Oliveira Rosa Schorr que desenvolve um projeto de conscientização ambiental com os alunos. Os bancos são das espécies Cedro Amazonense e Peroba e com os pés da madeira Itaúba. A solenidade de entrega contou com a participação de membros da diretoria e da equipe técnica do sindicato. Os alunos fizeram uma apresentação de teatro sobre a importância do setor e sobre a sustentabilidade do manejo florestal.

Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, o sindicato sempre esteve apoiando projetos que visem o compromisso com a educação e o futuro das crianças e dos jovens. “Eu acho fundamental participar no ensino das crianças. Com este projeto, eles estão aprendendo sobre a exploração da madeira e como é feito o inventário de um projeto de manejo florestal sustentável. Estou surpreso com o tanto que eles sabem. Os bancos vão ajudar, as crianças vão pensar de onde veio, como surgiu e porque estão aqui. A escola está de parabéns, assim como os diretores do Sindusmad que estão empenhados em fazer a diferença no ensino das crianças e dos jovens”, garantiu.

A idealizadora do projeto, a professora do terceiro ano do ensino fundamental Mauricy Schorr informou que sete turmas já passaram pelo projeto aprendendo sobre a importância do setor de base florestal na preservação das florestas. “É um legado muito importante que deixo para a educação porque conseguimos transformar o ambiente escolar, através da humanização. Quando procurei o Sindusmad, eu não imaginei que daria certo. Quando vi os bancos, foi a realização de um sonho. É mostrar para os professores e a sociedade o quanto o nosso trabalho é importante. Eu sou muito respeitada na cidade por conta deste trabalho de arborização. Mais de cinco mil mudas já foram distribuídas. São essas crianças que regam todos os dias com as próprias mãos as árvores da escola. Esses bancos valem ouro pra gente, não somente pelo valor financeiro, mas pelo valor sentimental que as crianças tem por este projeto”, ressaltou.

O diretor da escola André Vicente, disse que este presente será lembrado pelas crianças quando forem adultos. “Este momento é muito importante principalmente para os alunos porque eles participaram desta conquista. Futuramente, quando eles passarem por aqui, vão ter esse carinho na lembrança, de que foi o projeto que eles participaram que trouxe estes bancos”.

Para o diretor do sindicato, o empresário Juarez Ramos Filho colaborar com a doação através da confecção dos bancos foi marcante, sobretudo pela importância que a comunidade e a escola tem para sua vida pessoal. “É muito gratificante poder contribuir e prestar este trabalho para esta comunidade, pois minha esposa foi professora nesta escola e eu me casei nesta comunidade 27 anos atrás. Cada banco foi confeccionado com muito carinho e para isso, contei com a colaboração dos meus funcionários. É um tempo de alegria, ver a felicidade deles é gratificante pra mim, pra minha família e equipe, enfatizou.

Participaram desta doação quatro empresas associadas ao Sindusmad, sendo a: Madeireira Guaraciaba, do proprietário Nadio Pasinato; Trevo Madeiras, do senhor Volnei Luiz Dacroce; Madeireira Plus, do senhor Plinio Socreppa; Anifer Madeiras, do senhor Roque Keppel, e a Pica Pau Madeiras, do senhor Juarez Ramos Filho que confeccionou os bancos.