Início
A primeira edição da Expoind MT, realizada de 4 a 6 de novembro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reuniu mais de 100 expositores e consolidou-se como uma vitrine estratégica para o desenvolvimento industrial e a discussão de soluções energéticas para Mato Grosso. O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso - Sindusmad marcou presença na feira e reforçou a relevância do setor florestal para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado. O evento foi organizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT).
O evento também contou com a presença do governador Mauro Mendes, que destacou a importância do fortalecimento do setor energético para o futuro econômico de Mato Grosso. “A energia é a infraestrutura que sustenta todas as demais atividades produtivas. Nosso estado tem enorme potencial, tanto na bioenergia quanto na geração fotovoltaica, e oferece grandes oportunidades. As empresas que atuam nesse segmento são fundamentais para garantir que Mato Grosso continue crescendo e contribuindo com o Brasil”, afirmou.
O presidente da FIEMT, Silvio Rangel, também ressaltou a relevância do evento e o papel dos sindicatos na defesa de políticas públicas e investimentos em infraestrutura. “Mato Grosso tem mais de 90% da sua energia proveniente de fontes renováveis e limpas, mas ainda carece de linhas de transmissão e ampliação da rede elétrica. O Sindenergia tem atuado para que possamos levar energia suficiente a todas as regiões, viabilizando novas indústrias e fontes de geração”, disse.
O presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, destacou a importância da participação do sindicato na Expoind e apresentar soluções como a biomassa e o manejo sustentável da madeira. “Acredito que o principal objetivo do Sindusmad em participar da Expoind, que foi a primeira feira da indústria organizada pela Federação das Indústrias, foi fortalecer a presença do setor florestal em um evento que discute desenvolvimento, inovação e sustentabilidade. A feira, como todas as outras, é uma vitrine importante para mostrar o papel estratégico da madeira e do manejo florestal sustentável no avanço econômico de Mato Grosso e do Brasil”, explicou.
Sobre os destaques do evento, Antoniolli elogiou a organização e a diversidade de expositores, além de mencionar a qualidade dos debates técnicos. “Eu destaco a organização do evento. A Federação das Indústrias conduziu tudo de forma primorosa, impecável. Além disso, a diversidade de expositores, por ser a primeira edição da exposição, e também a qualidade dos debates técnicos. Outro ponto importante foi o espaço dedicado à troca de experiências, ao networking entre os setores produtivos e ao diálogo entre a Federação das Indústrias, o CIPEM, o setor de base florestal, o governo, empresários e instituições. Isso pode gerar caminhos práticos para o desenvolvimento ainda maior do Estado de Mato Grosso”, afirmou.
Antoniolli ressaltou a participação coletiva dos associados e diretores do Sindusmad, o que fortaleceu a união do setor. “Vários associados e diretores estiveram presentes na Expoind, participando da exposição, de algumas reuniões técnicas e de painéis. Essa participação coletiva reforçou a união do nosso setor, a força do nosso segmento produtivo na busca por ações conjuntas para o desenvolvimento do nosso estado”, garantiu.
Segundo o presidente do Sindusmad, a repercussão foi bastante positiva pela relevância do setor florestal e as soluções apresentadas. “Acredito que a repercussão foi muito positiva. A participação do Sindusmad chamou atenção pela relevância do tema florestal, pelos nossos produtos e pela energia que estamos gerando com a biomassa e o cavaco. O público reconheceu o papel essencial do setor madeireiro na geração de empregos e renda, principalmente na oferta de alternativas de energia renovável, como a biomassa, e também ficou encantado com a beleza dos nossos produtos”, pontuou.
Na primeira feira voltada a soluções energéticas, Antoniolli destacou o papel estratégico da biomassa como fonte de energia renovável. “Em relação à energia, acredito que a biomassa florestal é hoje uma das principais fontes de energia renovável do país, e Mato Grosso tem um enorme potencial nessa área. O aproveitamento dos resíduos de madeira para geração de energia nas usinas aqui de Sinop e da região é uma solução extremamente eficiente e sustentável, que ainda agrega valor à produção florestal”, concluiu.
Outro destaque da participação do Sindusmad foi a exposição de peças artesanais de madeira produzidas por Felipe Petri Valdameri, genro do ex presidente do sindicato Sigfrid Kirsch. “Eu senti gratificação e reconhecimento por ter meus produtos expostos na Expoind pelo Sindusmad. Quis mostrar que a madeira, mesmo aquela de refugo, que geralmente é jogada no fogo e ninguém dá importância, pode se transformar em um produto que agrega muito valor”, explicou.
Felipe também destacou o impacto da feira para o seu trabalho, especialmente por ter recebido elogios do governador Mauro Mendes. “Acredito que participar dessas grandes feiras agrega muito valor aos produtos, porque, como nós somos de uma cidade do interior, não temos tanta visibilidade. E uma feira dessa grandiosidade dá muita exposição. Nossa, o governador gostou das peças! Imagina, isso é gratificante demais”, enalteceu.