Sindusmad distribui 4500 máscaras para colaboradores do Setor de Base Florestal

O acessório de tecido é lavável e cada funcionário receberá duas unidades; as máscaras foram produzidas a pedido do Cipem

Publicado em: 29 de Abril de 2020

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) iniciou nesta semana a distribuição de 4500 máscaras de proteção contra o coronavírus nas 142 empresas associadas em Sinop e região. O acessório foi produzido por intermédio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), que ao todo confeccionou 12 mil unidades que foram distribuídas entre os sindicatos do setor de base florestal. Cada funcionário receberá um kit, contendo duas máscaras.

Conforme o Decreto 437/2020, do Governo de Mato Grosso, o uso da máscara nas ruas e em locais públicos se tornou obrigatório desde o dia 13 de abril. Segundo o presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis, a ação visa incentivar o uso do acessório, reforçar a segurança do trabalhador e diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus. “Estamos cumprindo à risca o decreto do Governo do Estado. O Setor madeireiro está colaborando, atendendo todas as medidas preventivas, e, a distribuição das máscaras vem reforçar o cuidado que temos com as empresas e seus funcionários. Além disso, estamos realizando um trabalho de conscientização, com folders e palestras. Se podemos prevenir e ter este cuidado para diminuir a contaminação, estamos dispostos a fazer”, ressaltou.

Para o empresário José Aparecido Santana Ponce, a distribuição do acessório veio no momento certo e reforça o valor do sindicato frente à pandemia. “Toda iniciativa em virtude da pandemia é válida, principalmente para elucidar aos nossos funcionários, sobre a necessidade de proteção. Os colaboradores começam a entender a importância do sindicato dentro da empresa. Eles veem a preocupação do sindicato com eles, através das palestras e dos folders explicativos. As máscaras possuem a marca do Cipem, são personalizadas. Isso reforça a importância do coletivo. São inúmeros os benefícios quando temos uma entidade, uma instituição que oferece esse respaldo. Eu nem esperava por isso, devido à procura pelo acessório temos dificuldade em comprar, e esta doação de máscaras veio no momento bastante oportuno”, enfatizou.

Afim de contribuir com os demais empresários do setor de base florestal da região de Itaúba, o empresário Claudimar Gotardo, que veio a Sinop retirar o seu kit de EPI, aproveitou a oportunidade e levou os acessórios para os associados da região e assim evitar o trânsito de pessoas na cidade. “Essa iniciativa do Cipem demonstra que está preocupado com o nosso segmento.  A distribuição de banners e das máscaras, essas ações neste momento de pandemia estão valendo muito para nós, pois é um custo que agrega no nosso operacional. Estive me deslocando pra Sinop e aproveitei para levar os kits aos outros associados de Itaúba, Marcelânda, e Santa Helena, assim evitando que tenham que se deslocar, e desta forma, diminuir o trânsito de pessoas na cidade. Devemos fazer o possível para não deixar que se alastre essa pandemia para nossa região. Quero agradecer ao Cipem por esta iniciativa que vem ajudar muito na nossa economia, e também nosso trabalho”,

As máscaras contêm duas camadas de tecido de malha de algodão penteado, com 170g por m2, e suporte elástico para prender nas orelhas. Além disso, o material permite a reutilização.