Sindusmad comemora Dia do Trabalhador

Publicado em: 01 de Maio de 2021

Dia 01 de maio, data importante para todo empreendimento no Brasil, pois comemora-se o Dia do Trabalhador, e para o setor de base florestal, contar com esses dedicados profissionais é extremamente reconfortante sobretudo em épocas onde os cuidados com a saúde e com o provimento do bem estar de seus dependentes os tornam verdadeiros “leões”. Em todo Estado, estima-se que o segmento florestal em todas as áreas é responsável pela geração de cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos. O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) apoia ações que visem investir no trabalhador, tanto na saúde quanto no aperfeiçoamento profissional.

A saúde do trabalhador sempre foi uma das prioridades na indústria madeireira e neste momento de pandemia relacionada à Covid-19, diversas medidas preventivas e de orientação estão sendo tomadas. A exemplo disso, é o Plano de Ação visando combater a contaminação e proliferação do vírus nas indústrias madeireiras, em todo o estado do Mato Grosso, que foi idealizado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (Cipem). Para o presidente do Cipem Rafael Mason, “o cenário mundial atual remete à reflexão, equilíbrio e resiliência nesse momento são mais que meramente palavras, todos estão de alguma forma cedendo mudando conceitos e a direção de suas vidas, escolhemos homenagear os trabalhadores externando gratidão e apreço pela garra que os motiva diariamente a continuar contribuindo com o conforto da sociedade em geral”, ressaltou.

O Sindusmad possui mais de 160 empresas associadas e tem representatividade em 29 municípios da região norte do estado. Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, o setor se preocupa com a saúde do trabalhador a fim de promover melhorias na vida e no bem-estar e tem buscado constantemente iniciativas como a campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1, distribuições de máscaras e palestras e a oferta de cursos profissionalizantes que oportuniza a colocação em diferentes áreas de atuação. “Os colaboradores das empresas são fundamentais. Esta data tem que ser comemorada porque o trabalhador é quem faz a diferença. O setor de base florestal e os sindicatos procuram fazer o melhor, para que as indústrias tenham colaboradores com mão de obra qualificada. Esta preocupação é tanto para a equipe técnica do sindicato como também para as indústrias, a fim de que os associados apliquem isso dentro das empresas. Isso é prioridade, fazer o melhor para que tenhamos mão de obra qualificada e também o bem-estar e saúde nas famílias dos colaboradores”, afirmou.

Atualmente existem 6.953 empreendimentos ativos, divididos entre: produção, extração, coleta, serraria, industrialização, beneficiamento, laminação, comércio e armazenamento. A produção florestal de madeira nativa representa a base da economia de 44 cidades, respondendo por 5,4% do PIB do estado. Para o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) Gustavo de Oliveira, o conjunto dos trabalhadores do setor de base florestal é o primeiro a dar depoimento em defesa ao segmento. “O setor de base florestal tem muitas especificidades. É um setor muito complexo e todos os trabalhadores que estão inseridos nessa cadeia de base florestal, desde projetos de manejo até a fabricação de produtos industrializados, são os primeiros e maiores defensores do setor. Primeiro porque conhece, sabe que trabalha com sustentabilidade e que se preocupa muito com as questões socioambientais.

Oliveira ressaltou que todo investimento feito na saúde, no bem-estar e na capacitação para que os trabalhadores tenham mais técnica e produtividade é uma parceria de ganha-ganha. “Ganha o trabalhador por ter condições mais adequadas para trabalhar e ganha a empresa e o setor inteiro porque terão trabalhadores mais produtivos e com maior identificação com este setor. Investir nos trabalhadores da indústria de base florestal é investir no setor de base florestal”, destacou.

O Sindusmad parabeniza todos os trabalhadores, em especial, aos do setor de base florestal. Vocês fazem a diferença neste segmento.