O ano de 2024 foi marcado por avanços significativos e desafios no setor de base florestal de Mato Grosso. Durante esse período, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) consolidou sua atuação ao investir em capacitação profissional, fomentar parcerias estratégicas e reforçar sua presença em eventos nacionais e internacionais. No ano em que celebrou 40 anos de história, o Sindusmad reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade, com seus associados e com o fortalecimento do setor de base florestal.
Principais Conquistas
De acordo com o presidente Felipe Antoniolli, o Sindusmad deu continuidade aos cursos de qualificação profissional, incluindo dois novos cursos inéditos para atender as demandas dos associados: laminador e soldador. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), mais de 250 colaboradores foram capacitados em áreas estratégicas, fortalecendo a mão de obra local e a valorização profissional. “Agradecemos à Federação das Indústrias do Mato Grosso por mais um ano de parceria. Diversos cursos foram ministrados, abrangendo setores que antes não tinham acesso a esse tipo de qualificação. Isso é fundamental para melhorar a qualidade da matéria-prima, dos produtos dos associados e do trabalho realizado”, destacou Antoniolli.
Para 2025, Felipe Antoniolli anunciou que um dos primeiros cursos será realizado em parceria com a Rockenbach, que trará um especialista em laminação e afiação de serra fita. “Eles vão ministrar esse curso tanto para os colaboradores quanto para os industriais, incluindo os associados do Sindusmad. Também teremos um curso sobre descarregamento de toras no pátio das empresas, voltado para aumentar a segurança e evitar acidentes. Além disso, também será realizado um curso de afiação de lâminas, visando aumentar a segurança e a eficiência nas indústrias”, informou.
Outro ponto alto de 2024 foi o incentivo à exportação e à participação dos associados em feiras nacionais e internacionais. O Sindusmad marcou presença em eventos como a feira em Nantes, na França, considerada a maior do setor de base florestal no mundo, além de feiras em São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para o presidente do Sindusmad, essas iniciativas fomentaram a inovação e abriram novos mercados para os empresários do setor. “Nós identificamos nas feiras, um potencial, algo em que poderíamos buscar inovação, explorar novos mercados e ofertar os produtos dos associados. Nas minhas participações, pude perceber o quanto isso é benéfico. Os empresários têm a oportunidade de conhecer novas tecnologias, fazer networking e ampliar seus horizontes. Isso é muito bom, e queremos levar essa ideia adiante no ano que vem. Queremos incentivar os associados a participarem, inclusive ajudando financeiramente alguns empresários para que possam estar presentes nesses eventos e perceber o quanto isso pode ser vantajoso”, garantiu.
Desafios Superados
O setor de base florestal também enfrentou um cenário desafiador em 2024, ainda reflexo da recessão pós-pandemia e da instabilidade política e econômica. Problemas como a paralisação do sistema Sisflora 2.0 exigiram uma atuação estratégica do Sindusmad junto aos órgãos governamentais. "O Sindusmad buscou dar suporte necessário aos associados de forma estratégica, defendendo seus interesses junto aos órgãos governamentais. Tivemos vários problemas relacionados ao Sisflora, o sistema que gerencia o setor de base florestal, e o Sindusmad prontamente atuou para resolver essas questões. Contamos bastante com a ajuda do CIPEM e do presidente Ednei Blasius, que nos auxilia na interlocução com órgãos governamentais, como a SEMA e o governo do estado. Eles têm se mostrado disponíveis para atender às demandas do setor e dos associados", ressaltou o presidente.
Celebração dos 40 Anos
Em 2024, o Sindusmad comemorou quatro décadas de história, destacando o legado construído em prol do setor e da sociedade. Diversas ações marcaram a celebração, incluindo campanhas publicitárias, plantio de árvores, participação em feiras e eventos, homenagens recebidas pelo Tiro de Guerra, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores e a realização de uma assembleia comemorativa. “Buscamos mostrar todo o legado construído ao longo desses 40 anos, homenageando aqueles que contribuíram para essa história. Além disso, demos continuidade ao trabalho desenvolvido e fortalecemos o setor de base florestal. Também investimos na divulgação das ações realizadas, utilizando redes sociais, palestras e vídeos para mostrar as mais de 500 reuniões e atividades promovidas ao longo do ano. Essa transparência reforçou o reconhecimento do Sindusmad como defensor da floresta em pé”, enfatizou. Os 40 anos do Sindusmad foi capa da revista Referência Florestal, na edição de novembro. A instituição também foi homenageada pelas escolas municipais, no desfile cívico.
Fortalecimento da União e Sustentabilidade
Um dos grandes legados do Sindusmad foi a promoção da união entre os associados. A realização de reuniões itinerantes e das visitas técnicas permitiram uma maior aproximação com as particularidades de cada empresa e fortalecendo o sentimento de pertencimento. "É somente nas visitas que conseguimos entender as particularidades de cada associado. Podemos compreender em que cada um atua, se é no beneficiamento, na extração ou na colheita da madeira, se segue um manejo florestal ou se trabalha apenas com a indústria de serraria. Entretanto, somente nas visitas conseguimos identificar as especificidades e focar 100% nos problemas de cada associado, oferecendo o suporte necessário de forma individualizada. Além disso, essas visitas são importantes para criar uma troca de informações e para que o associado sinta esse sentimento de pertencimento. No próximo ano, vamos intensificar essas visitas, buscando levar suporte e entender ainda mais as particularidades de cada associado", ressaltou.
Expectativas para 2025
A diretoria e equipe técnica já planejaram as metas para 2025, com o foco nas ações que visem a ampliação dos cursos de capacitação, o fortalecimento das parcerias e a continuidade das visitas itinerantes. "Nossas perspectivas são de dar continuidade ao trabalho já consolidado do Sindusmad. Vamos focar bastante na divulgação dessas ações, buscar novos associados e mostrar os benefícios que geramos. Planejamos visitas presenciais para entender as particularidades de cada associado, individualizando o atendimento e reforçar nosso compromisso com o setor de base florestal", afirmou Antoniolli.
Em 2025, também será realizada a eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2027. Felipe Antoniolli, não confirmou se concorrerá à reeleição, mas destacou a importância do compromisso dos futuros diretores com a instituição. “Eu acredito que as eleições trazem renovação e continuidade. Já estou me preparando para isso. Independente de uma reeleição ou de um novo presidente que venha assumir, o compromisso permanece, vai continuar se dedicando para entregar resultados e trabalho, sempre com o compromisso de fortalecer o sindicato e beneficiar o setor. A presidência é passageira, mas o legado e o trabalho que construímos permanecem. O mais importante é a instituição, é o setor, é o coletivo”, garantiu.
Mensagem ao associado
Encerrando um ano de grandes desafios e conquistas, o presidente Felipe Antoniolli reforçou a missão do Sindusmad: defender os interesses do setor de base florestal e promover a sustentabilidade. "Continuem acreditando no nosso trabalho. Estamos fazendo o melhor possível dentro das nossas condições, sempre de maneira organizada, séria e transparente. Acreditamos que, apesar das dificuldades, tempos melhores virão, e vamos continuar defendendo os interesses do setor de base florestal, que trabalha com um recurso renovável e essencial para o futuro", concluiu o presidente.