Início
Em áreas urbanas, ela é responsável por diminuir as temperaturas nas cidades, fornecer sombra, melhorar a qualidade do ar, servir de abrigo para pássaros e promover o bem-estar da população. Já na floresta, além de desempenhar papel essencial na conservação de ecossistemas, ela é matéria prima que fomenta o Setor de Base Florestal. Hoje, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore com objetivo de conscientizar a conservação das florestas e divulgar a importância das árvores no bem-estar dos cidadãos.
O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), bem como, todo o Setor de Base Florestal tem motivos para comemorar esta data. Segundo o presidente do sindicato empresarial Wilson José Volkweis, celebrar o dia da árvore, reforça a importância da árvore, tanto para garantir a biodiversidade quanto para o desenvolvimento econômico. “A árvore é muito importante para o setor, mas também para nossas vidas. Elas fomentam geração de renda e emprego, entretanto, as árvores são fundamentais por todos os benefícios que trazem para o meio ambiente e para os seres humanos”, destacou.
Quanto a conservação das florestas, o Manejo Florestal Sustentável é a atividade econômica que mais protege a floresta porque ao realizar a colheita das árvores previamente selecionadas, são utilizadas técnicas de impacto reduzido, de forma planejada e sem danificar a biodiversidade existente. O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis complementou que no Manejo Florestal Sustentável somente é realizado um novo ciclo de corte após 25 anos. “A garantia da floresta em pé é através do Projeto de Manejo Florestal Sustentável, pois somente assim, a vida estará sempre se renovando e vai continuar fomentando o nosso segmento por muitos anos. É tão sustentável, que somente a cada 25 anos é feita a extração novamente, um novo ciclo de corte. Com a floresta em pé podemos exportar madeira, abastecer o mercado interno e continuar crescendo e ajudando outras indústrias”, informou.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em Mato Grosso existem atualmente 4,2 milhões de hectares manejados, com meta de atingir os seis milhões até 2030. Além disso, o Setor de Base Florestal é responsável pela geração de 90 mil empregos diretos e indiretos, sendo responsável pela 4ª economia do estado. O Dia da Árvore, foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco, através de um decreto de 1965.
O Sindusmad através da diretoria e de seus respectivos membros associados, comemora esta data com muita gratidão, pois é das florestas que vem o sustento de várias familias. O titulo "guardiões da floresta" não foi recebedio por mera coincidência, é pensando na árvore, no ser vivo, que as florestas se encontram devidamente conservadas.