Projeto na escola leva dentista para ensinar sobre saúde bucal

Sindusmad em ação social

Publicado em: 25 de Novembro de 2019

A parceria entre a professora Mauricy de Oliveira Rosa Schorr e o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) já tem três anos, e este vínculo, além de desenvolver valores de cidadania e responsabilidade social com os alunos da segunda série do ensino fundamental da Escola Municipal Leni Teresinha Benedetti, aviva o bem-estar das crianças. Em todas as atividades promovidas pela professora, o Sindusmad é convidado especial. Os alunos tiveram uma aula diferente sobre higiene bucal. A fim de estimular a imaginação, a dentista Letícia Appel Kirsch utilizou de imagens e experimento para ensinar a importância da saúde bucal, como escovar os dentes corretamente e entregou um kit com pasta e escova de dentes para cada aluno e seus respectivos professores.

Segundo a professora Mauricy Schorr essa parceria com o Sindusmad iniciou em 2017, através de um projeto sobre arborização na escola, no entanto, o elo formado entre a escola e o sindicato é multidisciplinar. “Muitas pessoas se envolveram no projeto de arborização, mas poucas pessoas permaneceram. O Sindusmad, nós chamamos carinhosamente de Família Sindusmad porque quando eles vêm não estão sozinhos. É um grupo forte de empresários que realmente se preocupam com o bem-estar dessas crianças. São crianças de risco e que precisam de amor e é isso que eles trazem. Através do projeto, os alunos estão vivenciando a experiência e isso dá resultado positivo no aprendizado deles. Agora entramos na higiene bucal, mas ao mesmo tempo estamos ligados com a arborização. A gente não se desprende. O que aconteceu hoje é este trabalho de interdisciplinaridade e o projeto segue caminhando junto ao Sindusmad”, explicou.

Para a dentista Letícia Kirsch, a iniciativa surgiu no ano passado quando conheceu a professora Mauricy. “O ano passado eu conheci a escola através da professora Mauricy, por meio do projeto do Sindusmad sobre arborização e fiquei muito interessada. Eu ainda estudava em outra cidade e não pude participar ativamente, mas agora que voltei a morar em Sinop, combinei com a professora de fazer uma palestra sobre cuidados e higiene bucal. Fiquei impressionada, eles sabem de muita coisa, são dedicados e fiquei muito contente com o resultado”, explicou. A profissional é formada desde 2018, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente está cursando especialização em Odontopediatria pela Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic, em São Paulo, além de possuir diversos cursos, em destaque qualificação em atendimento a crianças autistas.

Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, o sindicato tem compromisso social com a cidade de Sinop e região. "Nós possuimos dever social, não somente na parte ambiental mas também contribuindo com instituições que precisam do nosso apoio, como a prefeitura, o Corpo de Bombeiro, a Apae, Lar Vicentino, Hospital de Amor, entre muitas outras instituições sérias. Sempre apoiamos projetos que visem a educação, a integração da família e que melhorem a qualidade de vida para as gerações futuras. Este projeto de saúde bucal é um piloto apenas, pois em 2020 temos o intuito de expandir para todas as demais classes da escola. Além disso, estamos confeccionando oito bancos de madeira rustica, solicitado pelo Diretor André, pra serem colocados no patio da escola e trazer mais conforto aos visitantes, pais e professores", informou.

O diretor escolar André Vicente elogiou o trabalho da professora e reforçou a importância da parceria entre a iniciativa privada e o ensino público. “A educação é um bem nosso enquanto sociedade. Ainda que seja particular, ou seja, individual, quando é educado e desenvolve o aprendizado, quem ganha somos todos nós. Quando a iniciativa privada faz essa parceria, ela sinaliza que não só busca uma mão de obra qualificada como também está disposta a contribuir neste processo. É uma contribuição a longo prazo, porém vai ter a devolutiva, com pessoas muito mais capacitadas para a sociedade. Esse projeto é bonito e muito importante, pois transforma uma causa, no caso, as árvores, em todo um processo de engajamento. A professora Mauricy alfabetiza e trabalha a matemática, utilizando o motor principal desse processo, o trabalho com as árvores. Ele é uma referência. É um trabalho diferente, bacana. Todos os alunos que passam por este projeto saem mais comprometidos com a questão do meio ambiente e o cuidado com as árvores”, garantiu.

O Diretor Executivo do Sindusmad Felliphe Marinho, também fez a entrega de um Museu de Sementes fornecido pela empresa Flora Sinop (produtora de mudas florestais), através do Diretor Jaldes Langer, para a professora Mauricy e sua turma de alunos com o objetivo de estimular o ensino, a conscientização de outras crianças, e fortalecer a sustentabilidade e a conservação das florestas. O museu reúne sementes de diversas espécies nativas da região.

Em forma de agradecimento, as crianças prepararam um teatro representando a dentista Letícia Kirsch, sua família, e a diretoria do Sindusmad. Além disso, os convidados receberam o troféu “Cebolinha”, um tempero cultivado pelos próprios alunos.