Presidentes do CIPEM e FIEMT veem a Sinop e se reúnem com setor de base florestal

Publicado em: 13 de Agosto de 2021

O setor de base florestal de Sinop e região esteve reunido ontem (12), com o presidente Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Rafael Mason e com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo de Oliveira para apresentar as demandas, novas perspectivas e o desenvolvimento do setor na região. A reunião foi realizada no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad).

Segundo o presidente da FIEMT Gustavo de Oliveira, após ouvir os empresários locais do setor de base florestal a constatação é de que o setor está bem aquecido com demanda por seus produtos e enfrentando dificuldades naturais do setor. “Depois de alguns anos de relativa estagnação econômica volta a ter o aquecimento setorial. Essas dificuldades vão desde investimentos até a dificuldade de encontrar profissionais qualificados na quantidade que o setor precisa para fazer frente a essas novas demandas”, informou

Sobre a capacitação de mão de obra para o setor, Gustavo Oliveira reforçou a parceria com a FIEMT. “Como Sistema Federação das Indústrias temos um papel relevante no apoio ao setor de base florestal. Primeiro buscando alternativas para redução de custos como o aumento de produtividade, desenvolvimento de novos fornecedores e melhorias nas técnicas produtivas, mas também apoiando fortemente a qualificação dos trabalhadores que já estão empregados no setor e na busca de novos profissionais que possam ocupar as vagas de trabalho abertas no setor de base florestal. Isso quer dizer que nos próximos meses teremos um forte trabalho, principalmente, Sesi e Senai na prospecção e no treinamento dos profissionais que vão ocupar os postos de trabalho que já estão abertos e que ainda serão abertos. Nós acreditamos que a busca por produtos de base florestal no país inteiro deve continuar aquecida por muitos meses pela frente”, enfatizou.

Para o presidente do CIPEM Rafael Mason, o setor de base florestal do norte do Estado sempre foi bastante presente e competitivo no mercado nacional e de exportação. “Nos últimos anos temos percebido a busca pelo aperfeiçoamento dos processos fabris, por meio de investimentos em inovações, com um melhor aproveitamento da matéria-prima disponível e também dos resíduos madeireiros, demonstrando grande preocupação com a valorização do setor e de seus produtos”, considerou.

Quanto ao planejamento de ações do CIPEM para a região Rafael reforçou o compromisso no atendimento das demandas e enunciou um novo evento que irá promover o Manejo Florestal Sustentável. “Além das agendas habituais, de fortalecimento do associativismo, atendimento de demandas do setor e o trabalho contínuo de melhoria de imagem, o CIPEM está promovendo a atividade de Manejo Florestal Sustentável por meio do evento “Produção Florestal em Evidência”, empregando esforços para ampliar as áreas de manejo, tanto em áreas de 1º quanto de 2º ciclo, para garantir o abastecimento contínuo e abundante de madeira para as indústrias de base florestal. A ação terá início em Sorriso e, posteriormente se estenderá a todo o Estado”, concluiu.