Palestra sobre Saúde e Segurança no Trabalho será realizada em Sinop

Publicado em: 25 de Julho de 2022

A Saúde e Segurança no trabalho, bem como as adequações à legislação é o tema da palestra que será realizada no dia 02 de agosto, às 19h, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad). O evento é promovido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), em parceria com os sindicatos do setor de base florestal.

O objetivo da palestra é apresentar as atualizações das Normas Regulamentadoras (NRs) de saúde e segurança no trabalho para a indústria de processamento de madeira e orientar os empresários quanto a ação especial de conscientização do Ministério do Trabalho. Entre os assuntos abordados está a importância das empresas estarem adequadas as principais Normas Regulamentadoras, sendo elas, a NR 01 com o Programa de Gerenciamento de Risco e Plano de Ação alinhados a NR12; NR 04 - Dimensionamento do SESMT; NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual; NR07 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; NR 10 - Segurança e Instalações e Serviços de Eletricidade; NR 11 - Transporte de Materiais; NR 12 - Máquinas e Equipamentos; e NR 17 - Ergonomia.

O presidente do Sindusmad Wilson Volkweis, reforçou a relevância da participação dos empresários focando a proteção dos colaboradores mantendo ambiente de trabalho seguro e adequado à legislação trabalhista. "Convido todos os empresários associados para participarem, ou que envie seu representante, contabilistas e técnicos de segurança do trabalho. Essa palestra esclarecerá sobre a novo formato de inspeção coletiva aplicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para o setor florestal em nível nacional, é necessário se adequar e reestruturar os procedimentos de acordo com a legislação. A preocupação é de sempre o fazer o melhor, para o colaborador e para as indústrias", destacou.

Na programação, a palestra também será realizada nos municípios de Nova Maringá, Alta Floresta, Juara e Juína.