Palestra apresenta cenário econômico aos empresários industrias de Sinop

Publicado em: 12 de Maio de 2022

O economista Luís Artur Nogueira esteve ontem (11), em Sinop, no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), para palestrar aos empresários industriais sobre o cenário econômico e propor estratégias para enfrentar os desafios e as oportunidades no atual cenário de retomada econômica. A palestra faz parte da programação do Fórum da Indústria MT 2022, promovido pelas instituições que integram o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt, Sesi, Senai e IEL), em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado no dia 25 de maio.

Estiveram presentes a comitiva da Fiemt, diretores e empresários associados do Sindusmad e representantes de diversos segmentos empresariais de Sinop.

De acordo com o presidente da Fiemt Gustavo de Oliveira, é um ano com muitas perturbações no cenário político e econômico mundial. “O cidadão tem todo direito de se posicionar politicamente e se posicionar sobre qualquer assunto, mas os empresários precisam, em qualquer circunstância, estarem preparados para o que vem por aí. Primeiro uma onda de novas reformas, pois o Brasil não aguenta mais continuar no ritmo que as coisas estão. Investir em eficiência operacional, qualificação de mão de obra e novas estratégias de negócios é fundamental. Quero dar os parabéns ao Sindusmad, primeiro por hospedar este evento tão importante, não só para a indústria, mas para toda a sociedade. Agradecer os empresários, diretores e os membros do Sindusmad, por prestigiar esta palestra, ainda puderam levar as melhores informações para a tomada de decisões nos seus negócios. Ganharam muito para o futuro do planejamento das suas atividades”, destacou.

O economista durante a palestra explicou que a indústria está inserida num contexto amplo da economia, e no momento, um dos principais problemas é a inflação muito alta, desde a pandemia e com os custos elevados, o palestrante sugere aos empresários que olhem para dentro da empresa. “A principal dica que eu daria para os empresários. Olhe para dentro da sua empresa, procure onde estão as ineficiências, procure formas de reduzir custos enquanto a gente vive um momento de pressão de preços, inflação muito alta, que é transitório, vai passar, mas até lá, a melhor forma de sobreviver, do ponto de vista financeiro, é olhar para dentro da empresa e estar mais preocupado com as despesas do que no curto prazo com as receitas”, enfatizou.

Quanto ao setor de base florestal, o economista pontuou que em sua opinião é alvo de muitas críticas internacionais injustas. “O nosso agronegócio teve um ganho de produtividade enorme nas últimas décadas e com uma expansão de área muito pequena proporcionalmente. O que fez o agronegócio crescer muito foram os ganhos em produtividade, com investimento em tecnologia, investimento em qualificação de mão de obra, novas técnicas. Papel importante da Embrapa e dos sindicatos envolvidos. Cada vez mais as empresas vão ser cobradas pela Responsabilidade Social, Governança e de Meio Ambiente, onde a sigla ESG está na moda. É importante, inclusive, que todo o setor industrial esteja confortável em adquirir insumos do nosso agronegócio pela certeza de que nós temos o selo de qualidade ESG”, reforçou.

O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis agradeceu pela oportunidade de receber a comitiva da Fiemt e os empresários locais. “Quero dar os parabéns ao presidente da Fiemt, Gustavo, e a toda sua equipe. Foi um evento relevante que elucidou o cenário político mundial e do Brasil. Com esse conhecimento, poderemos tomar as melhores decisões. Em parceria, com a Fiemt, através do Senai, estamos buscando melhorias com a qualificação de mão de obra e fizemos sugestões para investir na educação para que o jovem cresça se preparando para o mercado de trabalho”, informou.

Durante o período da tarde, foi realizada uma reunião com os empresários representantes de diversos setores, a fim de elaborar o documento Prioridades das Indústrias de Mato Grosso, que será entregue aos candidatos ao Governo Estadual, e posteriormente, ao governador eleito. A reunião foi mediada pela gerente executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) MT, Fernanda Campos. “A FIEMT contratou a IEL para realizar esse papel em parceria a fim de trazer um método e coletar de fato quais são as prioridades da indústria, ou seja, qual é a dor do empresário Industrial? O que está doendo? Como a FIEMT pode ajudar? Depois de fundamentado, pela opinião dos empresários, será elaborado o documento oficial Prioridade das Indústrias de Mato Grosso. Este documento será levado aos candidatos ao governo de Mato Grosso e também para embasar as diretrizes e focos estratégicos do novo presidente do sistema Fiemt", explicou.

As atividades da Comitiva do Fiemt encerraram hoje (12), em Sinop, com a visita na indústria madeireira Zico Madeiras, para conhecer a realidade de uma empresa do setor de base florestal, as atividades desenvolvidas, o processo de beneficiamento e a transformação do produto, além de conversar com os colaboradores presentes. A Fiemt escolheu a empresa por ser destaque no mercado nacional e internacional, a qual é case de sucesso e em 2020 recebeu o prêmio Referencia, no quesito Qualidade do Produto e de Exportação. A empresa Zico Madeiras recebe do Sindusmad e Cipem, suporte técnico e orientação nas áreas jurídica, trabalhista, tributária, ambiental e comercial.