Nova diretoria do Sindusmad toma posse para o biênio 2025-2027

Publicado em: 30 de Junho de 2025
Foto Por: Assessoria
Fonte: Sindusmad

A nova diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso - Sindusmad tomou posse oficialmente na última sexta-feira (27), durante reunião realizada na sede da entidade. A posse oficializou o início do mandato da diretoria, que permanece sob a liderança do empresário Felipe Antoniolli, reeleito para conduzir o sindicato até 2027.

Durante a solenidade, Felipe destacou os aprendizados adquiridos ao longo da primeira gestão e o compromisso com a continuidade do trabalho. “Aprendizado de vida. Muitos desafios superados, crescimento pessoal, sempre tentando fazer o máximo pelo coletivo, pelo setor de base florestal. Eu só tenho a agradecer por tudo que aprendi estando à frente do maior sindicato de base florestal do Brasil”, afirmou.

Reeleito, o presidente ressaltou que a decisão de seguir no cargo veio da necessidade de concluir projetos iniciados anteriormente. “Um dos motivos que elencamos foi, de fato, dar continuidade a todo o trabalho que já estava em andamento. Muitas pautas, muitos trabalhos e eventos que não conseguimos concluir na primeira gestão, por ser um mandato de dois anos, precisavam de prosseguimento para serem finalizados. Esse trabalho é feito não só por mim, mas por toda a diretoria”, completou.

Entre as conquistas da gestão 2023-2025, Felipe destacou a união da diretoria e o crescimento do número de associados. “Conseguimos manter uma diretoria unida, coesa, participativa. Todo mundo sabe que é somente com união que o setor se fortalece. Conseguimos dar prosseguimento e fortalecendo, de todas as formas, o setor de base florestal. Nosso objetivo é sempre aumentar o número de associados. Sempre disseram que a madeira iria acabar, mas com o manejo florestal sustentável, a floresta se renova e, a cada dia, temos mais matéria-prima para trabalhar. Já estamos com mais de 190 associados. É um número expressivo e uma grande honra, mas também uma enorme responsabilidade representar todos eles”, ressaltou.

Para o próximo mandato, entre as prioridades está a divulgação do manejo florestal sustentável. “Eu gosto muito de lembrar da palavra “continuidade”. Continuidade do trabalho, continuidade do legado. Esse é o nosso objetivo. É claro que também vamos focar na divulgação dos nossos trabalhos. É primordial divulgar o manejo florestal sustentável, fomentar a prática das exportações e o uso da madeira nativa da nossa região. E, por fim, atender todos os associados, sejam de Sinop, de Santa Carmem, de Vera ou de qualquer município da nossa área de atuação”, garantiu.

Ao encerrar, Felipe deixou uma mensagem à nova equipe e aos associados. “Eu só tenho a agradecer. O sentimento é de gratidão por confiarem no nosso trabalho, no trabalho da diretoria. Agradeço aos diretores que são mais do que participativos, uma diretoria unida, que abraça a causa, que trabalha junto, todos com foco no saldo positivo para o setor, num trabalho coletivo. Os associados e diretores podem contar com a continuidade do nosso esforço. O que fazemos é pelo setor, é pelo coletivo”, destacou.

Além dos reeleitos, novos nomes passam a compor a diretoria do Sindusmad. Para Thaís Iandra Zubler, que assume pela primeira vez, o convite foi inesperado, mas motivo de orgulho. “Fiquei surpresa, mas também lisonjeada. É a primeira vez que estou na diretoria, e será uma experiência diferente estar ali à frente do sindicato”, declarou. Já a nova diretora Cristiane Santina Webber compartilhou sua expectativa e disposição para contribuir. “Quero participar das assembleias, dar ideias, estar presente nas reuniões e buscar melhorias para o setor madeireiro”, afirmou.

Outro nome que passa a integrar a diretoria é o João Pedro Bellincanta que destacou a importância da conexão com a floresta. “Para mim, estar conectado ao setor de base florestal significa estar ao lado da floresta. O manejo florestal sustentável é a única forma que o proprietário tem de monetizar sua reserva de forma legal e responsável. O setor de base florestal é amigo da floresta. Nossa função é trazer transparência e fortalecer o que há de positivo. Estar no sindicato é estar com um grupo unido, forte, que busca fazer o certo e estar sempre do lado da floresta”, pontuou. Sobre sua contribuição, João ressaltou que pretende “incentivar os proprietários rurais a fazerem o manejo florestal sustentável, porque isso gera economia local, gera empregos, movimenta o setor e tudo isso de forma equilibrada. É importante explorar com responsabilidade, com sustentabilidade”, concluiu.

A gestão da atual diretoria composta por 37 membros, teve início dia 27 de junho de 2025, e se estenderá até 27 de junho de 2027. Destaca-se a ingressão de 4 novos membros na atual gestão, empresários industriais madeireiros que compões o quadro de associados do Sindusmad.