Manejo Florestal Sustentável garante a conservação da floresta e do solo

Publicado em: 16 de Abril de 2021
Fonte: Sindusmad, Cipem, e Embrapa Florestas
Acervo Sindusmad

O manejo, uso e conservação do solo e de seus nutrientes, é um desafio para atividades econômicas que dependem deste recurso natural, alicerçando seu potencial produtivo com o respeito aos preceitos de sustentabilidade. Prova disso, é o que o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e os sindicatos do setor de base florestal fazem a divulgação contínua dos ativos ambientais do Manejo Florestal Sustentável, que concilia a viabilidade econômica da colheita dos produtos florestais aliado à conservação do solo, além da preservação das espécies vegetais, mantendo a floresta em pé, respeitando fielmente as normas legais existentes.

No mês de abril, duas datas fazem alusão a preservação de recursos naturais: Dia Nacional da Conservação do Solo (15) e Dia Internacional da Terra (22). O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad) e o Cipem apoiam constantemente as pesquisas, fomentando o Manejo Florestal Sustentável e a defesa do meio ambiente.

Para o engenheiro florestal da Embrapa Florestas, o pesquisador Doutor Evaldo M. Braz, o manejo florestal é a forma mais garantida da manutenção da floresta em pé. “O manejo florestal é a retirada das árvores mais velhas a partir de um determinado diâmetro. É o único uso do solo que mantém a maior parte da cobertura. Estudos mostram que a atividade mantém 88% das unidades de árvores por área. Como existe um diâmetro limite de corte, todos os valores abaixo não serão retirados e acima, 10% dos diâmetros totais são mantidos como árvores matrizes. Para o ambiente, isso é assegurar a conservação da cobertura florestal”, explicou.

O bom manejo do solo é capaz de propiciar perenidade para a atividade ali exercida. Para isso, o manejo florestal segue rigorosamente o planejamento de execução da colheita, onde as trilhas de arraste, a manutenção de vias e estradas, a interrupção das atividades durante o período chuvoso, entre outras medidas são tomadas especialmente para assegurar a proteção do solo.

Instituições internacionais e governos do mundo avaliam os benefícios do manejo florestal como a garantia da preservação da floresta. “Além de manter a cobertura, o novo ciclo de colheita nesta área será depois de 25 a 35 anos. Neste período, a fauna ficará por um grande período de tranquilidade após o manejo. Além disso, a única maneira de estocar o carbono em uma floresta natural, é confiá-la ao manejo”, garantiu Evaldo Braz.

De acordo com o diretor executivo Valdinei Bento dos Santos, o Cipem incentiva as práticas e pesquisas que visem a conservação de todos os recursos naturais renováveis, sobretudo, que busquem o equilíbrio entre a produção e conservação do solo e das florestas. "A melhor forma de demonstrar os ganhos gerais à toda sociedade é por meio da disseminação de informações baseadas na ciência, promovendo o senso crítico para o público geral, bem como o conhecimento necessário para discernir que o manejo florestal sustentável é um importante aliado do meio ambiente e da sociedade como um todo", ressaltou.

O Estado do Mato Grosso possui 3,7 milhões de hectares de areas manejadas, com a perspactiva de alcançar 6 milhões em 2030.