Mais de 310 alunos participam do Projeto Guardiões da Floresta Mirim em Sinop

Publicado em: 26 de Setembro de 2025

Durante o mês de setembro, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso - Sindusmad realizou o Projeto Guardiões da Floresta Mirim, em comemoração ao Dia da Árvore, com o objetivo de promover educação ambiental e levar conhecimento sobre manejo florestal sustentável às escolas de Sinop. A iniciativa atendeu mais de 310 alunos, com idades entre 8 e 11 anos, das turmas do 3º ao 6º ano. Além das palestras, várias mudas de espécies nativas foram distribuídas para as escolas realizarem o plantio com os estudantes. O projeto será contínuo, com palestras mensais. As escolas interessadas em receber a palestra do projeto Guardiões da Floresta Mirim podem entrar em contato com o Sindusmad para agendar a visita.

Idealizado pela diretoria do Sindusmad, o projeto foi executado por mais de 15 mulheres do setor de base florestal, incluindo diretoras, engenheiras florestais convidadas, esposas e filhas de madeireiros, que visitaram as escolas e conduziram as palestras. Para o presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, a ação também valorizou o papel feminino no setor. “As mulheres, com toda sua delicadeza, carinho e sensibilidade, também têm um papel essencial no nosso setor. Envolvê-las no projeto significa reconhecer sua força e valorizar seu papel como multiplicadoras de conhecimento dentro das famílias, da comunidade e do setor de base florestal”, destacou.

Segundo Antoniolli, o propósito central foi aproximar as crianças do setor e mostrar que desenvolvimento econômico e preservação ambiental podem caminhar juntos. “Queremos mostrar que é possível conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental. A principal mensagem é que o manejo florestal sustentável mantém a floresta em pé, gera empregos e garante um futuro equilibrado para todos”, reforçou.

Para ele, o setor de base florestal deve ser reconhecido como o verdadeiro guardião da floresta. “É o manejo sustentável que garante que a floresta permaneça viva e produtiva. Mostrar isso às crianças é uma forma de quebrar preconceitos e evidenciar que nossas indústrias e profissionais atuam como guardiões, zelando pelo uso consciente dos recursos naturais. É na escola que formamos cidadãos conscientes e, ao inserir esse tema no ambiente escolar, conseguimos despertar responsabilidade e compreensão sobre a importância do setor para toda a sociedade”, afirmou.

O ciclo de palestras encerrou na escola Maple Bear e para o coordenador acadêmico do Elementary, Luciano Modes, a parceria trouxe grande contribuição para o processo educativo. “É uma oportunidade que temos de trazer o verdadeiro conteúdo a respeito do manejo e das práticas sustentáveis, que é isso que o nosso aluno precisa. Ele precisa compreender, entender e fazer uma leitura desse mundo. Como a escola trabalha com metodologias ativas, não é apenas uma oportunidade de sair e plantar uma árvore, mas também de receber pessoas que possam contribuir para o desenvolvimento dos nossos alunos, para que eles sejam a próxima geração que vai realizar esse manejo no futuro”, ressaltou.

Os resultados confirmaram o impacto positivo da iniciativa. “O projeto cumpriu sua missão porque não nos limitamos apenas a plantar árvores. Expandimos a ação distribuindo mudas nas escolas para crianças e professores, que levaram esse aprendizado para suas casas. Dessa forma, conseguimos multiplicar a mensagem, criar uma consciência coletiva e reforçar que todos temos responsabilidade pelo futuro da floresta, praticando o manejo florestal sustentável e valorizando as indústrias da nossa região”, celebrou Antoniolli.

Além das palestras, as escolas participantes receberam a doação dos livros “A Saga dos Guardiões da Floresta” e “Sindusmad – 30 anos de compromisso com a floresta”. As crianças também participaram de sorteios de brindes, incluindo uma conta poupança no valor de R$ 100, oferecida pelo Sicoob, parceiro da iniciativa.