Itaúba, Vera, Marcelândia e Sorriso completam 36 anos de emancipação política

Publicado em: 13 de Maio de 2022

Itaúba, Vera e Marcelândia completam 36 anos de emancipação política

Vinte e três cidades matogrosenses comemoram hoje (13), o aniversário de Emancipação Política Administrativa. Entre elas, as cidades de Vera, Itaúba e Marcelândia que fazem parte da base territorial do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad). Para comemorar os 36 anos destes municípios o Sindusmad traz uma homenagem com uma breve apresentação da história de cada cidade e do setor.

A economia de Vera baseia-se no cultivo de grãos, pecuária, suinocultura e extração vegetal. O setor de base florestal da cidade teve início em 1977. O empresário Bruno Boeing, associado ao Sindusmad, relatou a importância da madeira para a cidade. “O setor madeireiro que deu a primeira alavancada em abertura de área. Sou pioneiro, e naquela época, a madeira era jogada fora. Hoje se aproveita tudo, inclusive é plantada. Quem fez a abertura de área para o plantar lavoura foi o setor madeireiro. O madeireiro foi o que mais sofreu e sofre até hoje com os problemas ambientais. Fez a alavancada de toda a região aqui. A madeira não acaba, pois é feito o manejo florestal. Gastamos menos madeira e agregamos mais. Aqui, por exemplo, é beneficiamento e tudo é aproveitado. Vou trabalhar o resto da minha vida tocando a madeireira, eu gosto”, enfatizou.

Um marco histórico de Vera é a Capela Padre Antônio, tombada como Patrimônio Histórico de Mato Grosso. Ela preserva sua arquitetura toda feita de madeira.

A cidade leva o nome de uma das principais madeiras nativas encontradas na região: Itaúba. Árvore de grande porte e conhecida pela alta durabilidade, a cidade recebeu este nome para homenagear os primeiros desbravadores para indicar que o povo desta região fazia questão de uma alma decidida, firme, resistente, dura na luta da vida como a Itaúba nas matas. Segundo o empresário Alexandre Granoski, a economia da cidade é em torno das indústrias madeireiras. ”A potencialidade do setor de base florestal tem demanda. Temos florestas em reservas e facilidade de fazer os planos de manejo. Inclusive a minha indústria fornece madeira nativa através do produto dormente para as ferrovias, e da carga tributária que se recolhe, o município tem o retorno de 50%”, explicou.

De acordo com o livro A Saga dos Guardiões da Floresta, o auge da indústria madeireira em Marcelândia foi na década de 1986, com aproximadamente 200 indústrias e uma produção diária de 1200 a 1300 m3 de madeira por dia. De acordo com Rosemiro Monteguti Batista, o setor de base florestal é ainda omaior responsável pela economia da cidade. "É a principal atividade que gira o comércio da nossa cidade até hoje. Marcelândia sempre foi movida pelo setor florestal. A agricultura e a pecuária expandiram, mas a madeira é a principal via da economia. Para o futuro, vejo prosperidade Temos muitos projetos de manejo em andamento, trabalhando e vai se expandir por muitos anos. Nesses 36 anos, desde seu inicio, sempre foi a madeira", informou.

O município de Sorriso também faz aniversário hoje, situado na região central de Mato Grosso, às margens da BR-163, o município de Sorriso está entre as dez maiores cidades do Estado. Conhecida como a “Capital do Agronegócio”, o município é a quinta maior economia do estado. O empresário do setor de base florestal, com empresa há 29 anos no município, Dayton Cristiano Galino, destacou a importância do município. “Sorriso é uma cidade muito importante para o Mato Grosso e o Brasil. Nossa economia gira em torno do agronegócio e o setor de base florestal faz parte disso também. É um privilégio contribuir com esta cidade tão pujante sendo um dos principais polos de desenvolvimento do pais”, destacou. O empresário também tem empresa em Sinop.

O Sindusmad possui em sua diretoria representantes dos municípios de Itaúba, Marcelândia e Sorriso, sendo os diretores: Claudimar Gotardo, Olides Buffon e Dayton Cristiano Galino, respectivamente.

Em nome dos diretores do Sindusmad, os municípios de aniversário hoje tem papel fundamental no desenvolvimento do norte do estado de Mato Grosso e no avanço do Setor de Base Florestal, sendo - os motivo de orgulho e alegria.