Funcionários do setor madeireiro iniciam capacitação profissional

Publicado em: 06 de Setembro de 2021

Iniciou no sábado (04), o curso de manutenção e afiação de laminas de serra fita com a participação de mais de 20 funcionários das madeireiras de Sinop e região. O curso é ofertado pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para atender a uma solicitação dos empresários do setor a fim de qualificar seus colaboradores.

Na programação do curso, as atividades serão divididas em teoria e prática, com 40 horas no total. Os empresários disponibilizaram a própria indústria para a realização das aulas práticas, e assim, desenvolver com mais eficiência a atividade.

Para o professor do Senai Paulo Scheneider é uma oportunidade única de aperfeiçoar o conhecimento técnico e também de se certificar na área. “Este curso é específico para quem já tem conhecimento ou quem já trabalha na área no setor porque é uma oportunidade de aliar o conhecimento prático ao conhecimento teórico e se certificar. Tem o enfoque nos conceitos que se aplicam ao serviço e principalmente naquelas dificuldades que um afiador enfrenta no dia a dia”, informou.

O funcionário Onei Cavasan fez este curso 25 anos atrás no Senai de Sinop e mesmo com tantos anos de profissão se inscreveu para estudar novamente. “É de extrema importância a indicação dos funcionários para fazer essa reciclagem e o aperfeiçoamento nessa área porque isso vai resultar em melhor desempenho tanto na produção quanto na qualidade dos produtos na madeireira. Há 25 anos eu fiz esse curso aqui no SENAI e hoje estou voltando para fazer uma reciclagem em cima daquilo que eu aprendi e que venho praticando dia a dia. Sempre é bom rever alguns dados técnicos porque a gente acaba esquecendo na rotina e voltando para sala de aula a gente aprende novamente e consegue aprimorar o nosso trabalho e o desempenho na área”, enfatizou.

Segundo o diretor-executivo do Sindusmad Felliphe Marinho, o sindicato tem a preocupação de ofertar a qualificação profissional dos colaboradores do setor madeireiro e outros cursos serão ofertados ainda este ano. “Identificamos que a falta de mão de obra qualificada era uma dificuldade do setor e por isso, estamos buscando melhorar através da oferta destes cursos e conforme o associado for apresentando suas demandas, vamos buscando essas parcerias a fim de suprir esta necessidade. A exemplo disso, é que em breve faremos cursos voltados para a extração de madeira, na área de manejo florestal”, explicou.

Os próximos cursos previstos são: Operador de plaina moldureira - 24h; Preparação e afiação de ferramentas de corte – 36h.