Funcionários de madeireira fazem curso de Operador de Motosserra

Publicado em: 31 de Outubro de 2022
Fonte: Sindusmad

Com o objetivo de capacitar os funcionários das madeireiras que utilizem a motosserra a fim de zelar pelo melhor desempenho e rendimento e evitar riscos de acidente, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) ofertou o curso de Operador de Motosserra, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Serão capacitados 21 funcionários dos municípios de Sinop, Nova Ubiratã, Nova Santa Helena, Vera e Itauba. O curso iniciou no sábado (29) e tem duração de 8h. Para atender os princípios de segurança, os alunos foram divididos em duas turmas. O encerramento do curso, com as duas turmas está previsto para o dia 19 de novembro.

Na floresta, o operador de motosserra é responsável pelas operações de derrubada de árvores, e a realização de poda de galhos. Já no pátio das indústrias madeireiras, este profissional contribui para picar os resíduos da madeira. Em qualquer uma das circunstâncias se faz necessário conhecer as melhores técnicas de corte para otimizar a produtividade e conhecer os princípios de segurança na utilização do equipamento. Neste sentido, os alunos do curso de Operador de Motosserra terão aulas teóricas e práticas para aprender um método de trabalho seguro e eficaz. 

Segundo o professor do Senai, o Engenheiro Florestal e Engenheiro em Segurança no Trabalho Guilherme Rodrigues Costa, muitos operadores de motosserra utilizam o equipamento e não conhecem os itens de segurança que vêm nele. “O curso tem a principal finalidade de ensinar o manuseio seguro do equipamento e também os itens de segurança que o equipamento fornece a eles, às vezes, itens que muitas vezes eles nem percebem. Um acidente pode ser evitado através desses itens de segurança que estão ali presentes”, informou.

A manutenção, limpeza e lubrificação também são fatores importantes que serão abordados no curso. “Além da parte de segurança na operação de motosserra eu vou explicar para eles também a questão da manutenção do equipamento. A manutenção diária, semanal e mensal o que vai proporcionar maior durabilidade do equipamento como também vai gerar uma melhor produção da atividade de área”, ressaltou. 

Para o diretor executivo do Sindusmad Felliphe Marinho o curso faz parte do ciclo de treinamentos que o sindicato empresarial tem proporcionado para a qualificação de mão de obra do setor. “O Sindusmad tem investido nos colaboradores das madeireiras visando a valorização profissional através dos cursos de aperfeiçoamento. Muitos profissionais fizeram os cursos anos atrás e era necessário a atualização. Além disso, novos profissionais que estão ingressando no setor madeireiro, já estão sendo preparados para o exercício da profissão. Sobretudo, o mais importante é a segurança do trabalhador, com as capacitações, cursos e treinamentos o profissional tem mais técnica para o desenvolvimento das atividades laborais e promove um ambiente de trabalho mais seguro”, concluiu.