Funcionários das indústrias madeireiras recebem qualificação em beneficiamento da madeira

Publicado em: 08 de Novembro de 2021

O curso de Operador de Plaina Moldureira teve início neste sábado (06), com a participação de 24 funcionários das indústrias madeireiras de Sinop e região. A capacitação é 100% prática e as aulas serão ministradas na empresa LG Madeiras. O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem promovido essas formações técnicas com o objetivo de qualificação profissional dos trabalhadores das indústrias.

O professor Paulinho Schneider reforçou a importância desta parceria e explicou que os alunos estarão aptos a exercerem esta função na empresa. “Para nós é motivo de orgulho e de satisfação atender mais uma demanda do setor madeireiro, o qual é tão representativo na nossa região. Nosso objetivo é colocar mais um grupo de profissionais no mercado de trabalho à disposição para poderem prestar serviço de qualidade, entregar madeira beneficiada com um plainamento retilíneo, uniforme e sem nenhum tipo de defeito superficial e dimensional. Tem algumas coisas que a gente vai estar passando como os segredos de regulagem, a forma de regulagem, de manutenção e de preparação de ferramentas”, pontuou.

O funcionário Devair do Nascimento Pereira destacou o compromisso das empresas que investem em seus funcionários e o quanto isso agrega para o próprio profissional. “A capacitação é muito importante para a gente. O Sindusmad com o apoio do Senai está disponibilizando esses cursos, e é adequado a gente fazer. Antes não tínhamos essa oportunidade e agora temos e é muito gratificante. Se cada aluno se dedicar, vai ter mais conhecimento, ter mais aprendizado, vai melhorar o trabalho e vai classificar cada vez mais o seu currículo ou a carta de recomendação também”, enfatizou. Ele também foi aluno do curso de Manutenção e Afiação de Laminas de Serra de Fita.

Para o diretor do Sindusmad e proprietário da empresa LG Madeiras, Lauri Antônio Balbinot a formação profissional deve ser constante para atender as demandas do setor. “Isso é muito importante, essa parceria entre Sesi, Senai e Sindusmad na qualificação de pessoas, no setor de base florestal. Espero que continuem nos próximos anos, com outras demandas e outros cursos. É muito importante investir na qualificação profissional e temos que aproveitar o máximo disso”, ressaltou.

O diretor executivo do Sindusmad Felliphe Marinho, esteve presente na abertura do curso e enfatizou o compromisso que o sindicato assumiu em proporcionar a qualificação dos profissionais já atuantes na função e também dos novatos, a fim de oportunizar uma elevação de nível dentro da empresa. “A industrialização da madeira vem crescendo cada vez mais, e as empresas estão focando em agregar valor no produto através do beneficiamento da madeira, e para ter um produto acabado de maior qualidade é necessário ter profissionais qualificados. Nosso objetivo é atender as necessidades das indústrias madeireiras associadas, e um dos gargalos que nos foi apresentado é a questão da qualificação técnica e a falta de mão de obra. Queremos manter um calendário constante com cursos de aperfeiçoamento, qualificando o máximo de profissionais possíveis, pensando a médio e longo prazo”, considerou.

O Operador de Plaina Moldureira é o profissional responsável por modelar a madeira, deixando - a com acabamento e contornos.