Felipe Antoniolli recebe título de cidadão mato-grossense e reforça liderança no setor de base florestal

Publicado em: 21 de Outubro de 2025
Fonte: Sindusmad

À frente do maior sindicato do setor de base florestal do país, que reúne mais de 190 empresas associadas, Felipe Antoniolli, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso - Sindusmad, recebeu na última quinta-feira (16) o título de cidadão mato-grossense, uma das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

Antoniolli destacou a importância do reconhecimento para o fortalecimento do setor e para sua trajetória pessoal e profissional. “Fiquei muito feliz com esse título, uma das maiores honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa. Quero agradecer ao deputado Adenilson Rocha por essa indicação. É uma honra muito grande. Isso, de fato, nos motiva a continuar com o nosso trabalho de representar todo um setor, o setor de base florestal. Ser reconhecido como cidadão mato-grossense, nesse estado aonde cheguei muito novo, construímos nossas empresas, edificamos nossos lares e criamos laços com as pessoas, é motivo de muita felicidade e honraria”, afirmou.

A madeira sempre esteve presente na história da família Antoniolli. O patriarca da família, Ernesto Antoniolli, possuía uma serraria no Rio Grande do Sul, onde ensinou o ofício aos filhos. Em meados dos anos 1980, a família deixou o estado em busca de novas oportunidades e abriu serrarias em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e em Sinop, no Mato Grosso. Foi no município sul-mato-grossense que Antoninho Antoniolli, pai de Felipe, decidiu morar e constituir sua família.

Felipe Antoniolli nasceu em 7 de abril de 1986 e cresceu no distrito de Sanga Puitã, onde desde cedo foi incentivado pelo pai a empreender. Com apenas 12 anos, Felipe começou a trabalhar com uma descascadora de arroz comprada pelo pai, criando a FEVIAM, uma empresa que homenageava os nomes da família: Felipe, Vinícius, Antoninho e Miriam. Em 2000, a família mudou-se para Sinop, onde Antoninho continuou no setor madeireiro, enquanto Felipe e Vinícius se dedicavam aos estudos.

Após concluir os cursos de administração e direito, Felipe decidiu seguir os passos da família e fundou, ao lado do irmão, a FEVIAM Madeiras, em 2008. A empresa cresceu e hoje fornece madeira para diversos estados brasileiros, consolidando-se como referência no setor.

A atuação de Felipe Antoniolli no Sindusmad começou em 2010, quando ingressou como diretor da instituição. Sua dedicação e visão estratégica o levaram a ocupar o cargo de vice-presidente no biênio 2021-2023, período em que foi preparado pelo então presidente Wilson José Volkweis para assumir a liderança do sindicato. Desde 2023, Antoniolli está à frente do Sindusmad, liderando iniciativas voltadas para a sustentabilidade, a valorização dos colaboradores e o fortalecimento das indústrias associadas.

Felipe Antoniolli compartilhou essa homenagem a todos do Sindusmad. “Eu sempre digo que não é o Felipe Antoniolli, não é o presidente. Quem ganhou, na verdade, esse título foi o Sindusmad, foi o setor de base florestal. Nós somos uma grande família que luta pelo setor, e o Sindusmad também deve se sentir contemplado com esse título que me foi concedido”, destacou.

Para Antoniolli, o título de cidadão mato-grossense não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma oportunidade de dar visibilidade ao setor de base florestal. “Nosso grande trabalho enquanto Sindusmad é mudar a convicção das pessoas. A partir do momento em que você é chamado para receber um título ou uma honraria, as pessoas já começam a olhar diferente para você e também para o setor que você representa. Então, você começa a levar a legalidade do nosso setor, mostrar que somos sustentáveis, que temos compromisso com os colaboradores, com a responsabilidade ambiental, entre outros fatores que só somam de maneira positiva para o setor”, afirmou.

A cerimônia de entrega do título contou com a presença de amigos, familiares, produtores rurais, representantes do setor madeireiro e da comunicação que também receberam a honraria pela contribuição para o desenvolvimento do estado. “Fiquei muito feliz. Muitos rostos conhecidos, pessoas amigas aqui do norte de Mato Grosso que vieram a trabalho, vieram desbravar essa área, e cada um, de certa forma, conseguiu se destacar. Esse título é motivo de muita felicidade e gratidão pela indicação e pela oportunidade”, concluiu.