Início
O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso - Sindusmad, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) e com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), realizou a primeira edição da Feira de Empregos do Setor de Base Florestal. O evento inédito e direcionado exclusivamente ao segmento foi realizado na sede do sindicato, no último sábado (30) e reuniu candidatos em busca de oportunidades e empresas com vagas abertas.
Mais de 40 oportunidades de trabalho foram ofertadas, com vagas que variavam entre funções operacionais e cargos de coordenação, com salários entre R$ 1.600 e R$ 7.000, além de benefícios. A ação contou com o suporte da equipe técnica do IEL, que prestou auxílio na elaboração de currículos e triagem inicial dos candidatos, e também com a equipe do Senai que esteve presente ofertando cursos de qualificação de mão de obra, e auxiliando na promoção do evento de ofertas de emprego do setor.
A vice-presidente do Sindusmad, Sinara Tagliari avaliou positivamente a primeira edição da feira e informou que a expectativa é que novas edições sejam realizadas. “Essa foi a primeira vez que o sindicato promoveu uma ação como essa em parceria com o IEL. Consideramos muito válida, pois enfrentamos uma demanda real de escassez de mão de obra e buscamos auxiliar os empresários na captação de novos colaboradores. Foi um teste inicial muito positivo. Vieram muitas pessoas de outros setores interessadas em conhecer e trabalharem no nosso setor. A intenção é repetir essa ação futuramente e aprimorar a estratégia”, afirmou.
Para a analista de empregos do IEL, Tatiane Castro de Oliveira Mó, a ação foi muito planejada e atraiu diversos candidatos que buscaram oportunidades no setor madeireiro. “Foi um resultado positivo, muitas pessoas vieram buscar e conhecer mais o setor madeireiro. Esta ação foi pontual, totalmente voltada para os associados. A maioria dos candidatos buscava vagas na área operacional, mas também tivemos perfis com formação técnica e superior, para a área administrativa. Quem não tinha currículo pôde estruturar um com o nosso apoio e na sequência, já encaminhávamos para conversar diretamente com as empresas. Muitos já saíram daqui com entrevista agendada”, explicou.
Para a gestora de Recursos Humanos da Madeireira Gramado, Anízia Maria Sintra, que participou da iniciativa e entrevistou diversos candidatos, destacou que a ação facilitou o contato com profissionais interessados. “Esse tipo de ação tem que continuar. Muitas vezes temos vagas abertas, mas as pessoas não vão até a empresa. Aqui foi diferente. Estava com três vagas e consegui entrevistar oito pessoas. Três vão conhecer a empresa, e se der certo, já estarão empregados. As mulheres buscavam vagas como zeladoras e os homens vieram de outras áreas, como frigorífico. Mesmo que eles não tenham experiência no ramo madeireiro, demostraram interesse e aceitaram o desafio de conhecer a indústria madeireira. Isso é muito válido”, comemorou.
O candidato Wellington da Silva França ressaltou que ações como essa ajudam a aproximar empresas e trabalhadores. “Achei válido, e vai atender este segmento, na tentativa de adquirir mão de obra específica para o setor madeireiro”, avaliou.
Muitas vagas continuam disponíveis na plataforma do Emprega.Ind IEL e no próprio Sindusmad. Os interessados podem entrar em contato com o Sindusmad através do telefone (66) 3531-5900, encaminhar currículo para o endereço eletrônico sindusmad@sindusmad.com.br, ou estar vindo presencialmente na sede do sindicato que fica localizado na Avenida dos Jacarandás, nº 3184, Setor Industrial, ao lado do prédio do Senai.