Empresas sinopenses recebem prêmio nacional por se destacar no setor de base florestal

Publicado em: 30 de Novembro de 2022
Fonte: Sindusmad

Duas empresas sinopenses receberam ontem (29), em Curitiba, o troféu Prêmio Referência, oferecido pela revista Referência, da Jota Editora. As empresas Grupo Paludo e AC Henriques, ambas associadas ao Sindusmad, foram escolhidas por desenvolverem a atividade econômica com a manutenção da floresta em pé, através do Manejo Florestal Sustentável. O principal objetivo da premiação é avaliar as empresas do setor florestal que mais se destacaram em quesitos como aplicação financeira, sustentabilidade, inovação e pesquisa. O prêmio, que completa sua vigésima edição, contemplou 20 representantes do setor que mais se destacaram em 2022. A empresa B2 Madeiras, de Alta Floresta, filiada ao sindicato Simenorte, também recebeu a premiação.

As empresas são escolhidas através de indicações provindas de assinantes (leitores), clientes, parceiros e representantes dos setores de base florestal. A partir dessas indicações, a Revista Referência leva em conta três fatores importantes para a seleção: indicação, pesquisa entre leitores e avaliação dessas informações pelo time interno. Sendo o último critério o que finaliza a decisão.

O diretor comercial da Jota Editora, Fábio Machado, avaliou a importância do prêmio que é direcionado ao setor de base florestal, significante para o Brasil e para o mundo. “O Prêmio Referência tem o objetivo de celebrar e valorizar as empresas que se destacam anualmente. Nosso foco é fortalecer e valorizar o segmento e, por isso, o prêmio surge como oportunidade de homenagear quem tanto faz pela indústria de base florestal (florestal, madeireira, biomassa e celulose e papel). Nesse sentido, o Prêmio Referência se tornou uma grande festa para o segmento, que a cada ano recebe mais indicações e se solidificou como um dos eventos mais importantes para nosso setor”, informou.

Fábio Machado destacou o relevante trabalho que o setor de base florestal de Sinop e do Mato Grosso, através do CIPEM, tem realizado em relação ao desenvolvimento do manejo florestal sustentável. “O desenvolvimento dessa atividade é de grande valia para a economia local e a manutenção da floresta em pé. Sinop é hoje um grande centro de desenvolvimento para a cadeia da madeira e a escolha por premiar essas empresas é também um prêmio para todo o segmento que vem colaborando com o crescimento da economia”, ressaltou.

Para Tatiana Paludo Ferrari, do Grupo Paludo, o prêmio representa o reconhecimento do esforço da família e de todos os envolvidos, desde colaboradores, funcionários e clientes, sendo destaque pelo equilíbrio entre produzir e preservar, através do Manejo Florestal Sustentável. “Com um prêmio desse valor contribui para se empenhar, melhorar e desenvolver cada vez mais. Esta é a proposta. Nós saímos de uma empresa familiar, pequena, mas muito focada. E queremos ampliar cada vez mais nossos olhares para o mundo. Com o apoio do Cipem e do Sindusmad, as informações chegam com mais facilidades pois contribuem para filtrar as informações e trazer realmente aquilo que importa e com isso, somos mais assertivos nas decisões e nos passos que damos”, pontuou

Para o empresário Antônio Carlos Henriques Luis, da empresa AC Henriques, acredita que a premiação é a consolidação de quase três décadas de trabalho sendo reconhecida por processar e manufaturar madeira nacional de alto padrão, de maneira sustentável, garantindo a floresta em pé. “Me senti muito honrado em receber o prêmio da revista Referência, pois é a coroação de um trabalho de 26 anos. Se estamos atuando durante todo esse tempo é porque trabalhamos dentro das normas e lei e sempre com manejo florestal. Para se manter no mercado, a empresa tem que se reinventar a cada momento. Se estou aqui hoje é graças ao apoio do Cipem e do Sindusmad, pois sem eles, dificilmente conseguiríamos nos manter no mercado”, garantiu.

Para o presidente do CIPEM, Rafael Mason, o setor de base florestal tem condições de ampliar ainda mais os trabalhos e conquistar novos prêmios. “Estamos muito felizes com esta premiação, renomada, com 20 anos e que tem uma dimensão muito grande no Brasil. O setor tem que mostrar a parte da floresta nativa, temos um potencial muito grande de crescimento para o futuro. Quero dar parabéns pelo trabalho feito, isso demonstra que o setor tem condições de avançar e outras empresas tem condições de ganhar no futuro este prêmio, e também representar o Mato Grosso e nossas instituições”, destacou.

De acordo com o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, quando uma empresa é premiada, todo o setor é reconhecido. “São empresas que trabalham de forma correta, com produção de qualidade e que se destacaram dentro da sociedade como um todo. Para o setor é fundamental receber este prêmio, pois trabalhamos dentro da legalidade e da sustentabilidade. Além disso, são pessoas engajadas para fazer o melhor para suas indústrias. Saber que empresas associadas ao Sindusmad receberam este prêmio, para o setor é motivo de orgulho”, concluiu.

A Editora Jota publica as revistas Referência Florestal, Produtos de Madeira, Celulose e Papel, Industrial e Revista Biomais.