Empresários madeireiros realizam ato cívico no dia da proclamação da república

O Sindusmad reforça o patriotismo em Sinop

Publicado em: 15 de Novembro de 2020
ato cívico

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad), promoveu neste domingo (15), o ato cívico em prol ao Dia da Proclamação da República. Trata-se de uma data histórica marcante que ocorreu em 15 de novembro de 1889, resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. Foi um capitulo muito importante na história do Brasil, já que hoje vivemos em um regime democrático.

Em 2019, após a inauguração do mastro levantando a Bandeira Nacional do Brasil, na sede do sindicato madeireiro, estão sendo realizados atos cívicos nas datas históricas do país, com o objetivo em reascender o sentimento de patriotismo da população.

Todos os cuidados foram tomados em relação ao período problemático na área da saúde que estamos vivenciando, em relação a pandemia do Covid19, todas as precauções foram tomadas, uso de máscara, distanciamento social, disponibilização de álcool gel, entre outros mecanismos com o objetivo de minimizar a proliferação do vírus. Também é sabido que a data histórica coincidiu com dia de eleição para escolha dos nossos representantes parlamentares, desta forma após consulta com departamento jurídico, fora seguido todas as regras para realização do evento, primeiramente vetando qualquer tipo de manifestação política, evitando qualquer tipo de propaganda eleitoral, sendo ela na entrega de “santinhos” ou mesmo uso de camisetas de candidatos. O evento teve como objetivo único em resgatar o sentimento de patriotismo entre os cidadãos brasileiros, por este motivo apenas o presidente da instituição fez o uso da palavra, apesar da presença de outras autoridades locais.

Para o Presidente do Sindusmad, Sr. Wilson José Volkweis, uma de suas prioridades enquanto líder deste nobre segmento, é de resgatar a reverencia ao verde e amarelo, fazendo com que todos sintam orgulho da nossa pátria. “se queremos um Brasil melhor, temos que contribuir, fazer a nossa parte, e acima de tudo ter orgulho da nossa nação. Temos que resgatar o respeito pela bandeira e pelo hino nacional brasileiro, fazendo com que assim os jovens de hoje cresçam com ética, integridade e moral, podendo fazer a diferença para as próximas gerações”, destaca.

Durante o ato cívico foi realizado a proclamação do Hino Nacional pelos presentes, a frente do mastro com a bandeira do Brasil. Compareceram também durante a cerimônia, representantes do Corpo de Bombeiro de Sinop. Posterior o Presidente Wilson fez a entrega da bandeira antiga, que foi substituída por uma nova aos cuidados do Comandante Regional III, Cel. BM Giovani Eggers, representando o Corpo de Bombeiro, conforme estabelece a Lei Federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, “Capitulo V – Art. 32. As bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar”.

O evento teve início às 07h45m, na sede do sindicato, e reuniu cerca de 29 pessoas, dentre eles os membros associados, diretores e colaboradores do Sindusmad.