Início
Na noite de sexta-feira (15), o SESI Sinop foi palco da 6ª edição do Fórum das Indústrias 2025, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). O evento reuniu empresários, autoridades e representantes sindicais para debater os rumos da industrialização no estado e destacar a relevância do setor produtivo na região.
O ponto alto da cerimônia foi a entrega do Prêmio Destaque Empresarial, que homenageou empresários e empresas indicados pelos sindicatos filiados à FIEMT. Entre os premiados, estava Carlos Gilberto Pierdoná, da Artenorte, associado ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso – Sindusmad, desde 29 de fevereiro de 2000. A homenagem reconheceu sua contribuição decisiva para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da região.
O empresário Carlos Gilberto Pierdoná, fundador da Artenorte, subiu ao palco para receber das mãos do Presidente da FIEMT, Silvio Rangel e do presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, o troféu que reconhece a empresa pela qualidade de seus produtos, responsabilidade socioambiental e impacto positivo no setor de base florestal. “Representa para mim, o reconhecimento por todo o esforço e dedicação investidos ao longo de todos esses anos de trabalho. É um momento de gratidão e valorização por tudo o que construímos até aqui”, celebrou.
Carlos Pierdoná é a quarta geração de uma família de madeireiros. Desde o século XIX, sua família carrega a tradição madeireira: seu bisavô, imigrante italiano, fundou a primeira serraria da família no Sul do Brasil. Sua história começa no interior de Santa Catarina, passa pela gerência de uma empresa em Caçador e se concretiza em Sinop, com a fundação da Artenorte em 1999. Ele destacou o investimento constante em inovação como pilar do sucesso. “Destaco o esforço em agregar valor ao produto, aliado ao investimento constante em inovação e ao acesso à matéria-prima de qualidade. Esses são pilares fundamentais para a consolidação e o crescimento sustentável da nossa empresa”, enfatizou.
Ele destacou ainda que a parceria com o Sindusmad e a FIEMT foi fundamental para enfrentar desafios e fortalecer sua atuação no setor. “O apoio do Sindusmad e da FIEMT foi fundamental nas batalhas jurídicas e políticas que enfrentamos. São entidades que realmente atuam ao lado do empresário”, afirmou.
O presidente da FIEMT, Silvio Rangel, destacou que a solenidade representa o reconhecimento a quem dedicou a vida ao empreendedorismo, à indústria e ao desenvolvimento do estado. “É o reconhecimento pelo trabalho de empresários que dedicaram a vida à indústria, que dedicaram a vida a empreender e ao fortalecimento do Estado. Através de suas ações, seja produzindo, agregando valor, a gente entende que a indústria cumpre um papel importante dentro da sociedade. E aqui, realmente, é para reconhecer esse empresário que tanto ajudou o Estado a crescer”, enfatizou.
Com o crescimento acelerado de regiões como o norte do estado, Silvio também pontuou o papel estratégico do SESI e do SENAI. Segundo ele, acompanhar esse avanço exige planejamento e estrutura. “Quando pensamos em cidades que crescem de 10 a 15% ao ano, isso nos traz um desafio ainda maior. Precisamos acompanhar esse crescimento, esse desenvolvimento, e nos estruturar, nos planejar, para estarmos presentes no dia a dia das indústrias. Nosso objetivo é apoiar ao máximo, estar perto, contribuindo com esse avanço”, explicou.
Durante a abertura do Fórum das Indústrias, o presidente da FIEMT, Silvio Rangel, destacou a importância do evento e os desafios enfrentados pelo setor. “Um dos maiores desafios é inserir pessoas que estão fora do mercado de trabalho nas indústrias, capacitando-as da melhor forma possível para que possamos continuar crescendo. Sabemos que Mato Grosso tem um dos menores índices de desemprego do país, o que exige ainda mais esforço. Por isso, mantemos parcerias com o governo do Estado, prefeituras e também com as empresas, para atrair mão de obra de fora e capacitar quem já está aqui. Assim, garantimos que as indústrias tenham condições de continuar se desenvolvendo”, afirmou.
Um dos destaques do evento foi o anúncio do curso técnico em Processamento da Madeira, uma iniciativa inédita desenvolvida pelo SENAI. O termo de parceria com o Sindusmad foi assinado durante o Fórum. O curso foi desenvolvido para atender às necessidades do setor de base florestal.
O presidente da FIEMT, Silvio Rangel, ressaltou a importância da capacitação para acompanhar o crescimento acelerado da indústria na região norte de Mato Grosso. “Quando pensamos em cidades que crescem de 10% a 15% ao ano, como Sinop, precisamos nos estruturar e planejar para acompanhar esse desenvolvimento. O curso técnico em Processamento da Madeira é uma estratégia fundamental para apoiar o setor florestal, que emprega muitas pessoas e tem um papel relevante na economia local”, afirmou.
Felipe Antoniolli, presidente do Sindusmad, também destacou o impacto positivo da iniciativa. “O setor de base florestal teve que se modernizar e se reorganizar diante de novos exigências ambientais e normativas trabalhistas. Hoje, é necessário estruturar as empresas, capacitar os colaboradores, e por isso firmamos uma importante parceria com o Senai. O curso técnico em Processamento da Madeira, na modalidade jovem aprendiz, é um passo importante, pois abrange toda a cadeia produtiva, desde o manejo florestal até o beneficiamento e a biomassa. Essa parceria com o SENAI e a FIEMT é essencial para capacitar a nova mão de obra que será utilizada nas indústrias madeireiras”, explicou.
Antoniolli reforçou ainda que a união do setor e a representatividade do Sindusmad têm sido fundamentais para garantir a continuidade do crescimento sustentável. “O nosso grande diferencial é a união do setor e a nossa representatividade. O setor vem crescendo a cada dia. Temos segurança de matéria-prima graças à continuidade dos planos de manejo florestal sustentável. Aquela ideia de que a indústria madeireira estava fadada ao fracasso não se sustenta. Hoje, temos matéria-prima disponível, empresas modernizadas e parcerias com a Federação das Indústrias, com o Sesi e o Senai, voltadas à capacitação da nova mão de obra que será aproveitada nas indústrias madeireiras”, pontuou.
Quanto à homenagem ao empresário Carlos Pierdoná, o presidente do Sindusmad, destacou a relevância do reconhecimento e a importância para o setor. “Essa homenagem valoriza e reconhece o setor de base florestal. Indicamos uma empresa com histórico de trabalho em Sinop, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento do setor. Consideramos esse prêmio extremamente merecido, pois destaca quem promove o trabalho e o crescimento econômico da região. Isso acontece com boas práticas, modernização das indústrias e capacitação da mão de obra. Todo industrial madeireiro se sente valorizado quando vê um colega de setor sendo premiado porque, no fundo, todos se reconhecem nesse mérito”, concluiu
O evento também contou com a presença de lideranças empresariais e comunitárias, como o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, e o superintendente de Indústria e Comércio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Adoniram Magalhães.
Inauguração do SESI em Sinop
A nova unidade do SESI em Sinop foi inaugurada no mesmo dia do Fórum das Indústrias, reforçando o compromisso do Sistema FIEMT com a capacitação e qualidade de vida dos trabalhadores. A unidade se soma à infraestrutura já existente na cidade, oferecendo cursos, treinamentos e serviços que atendem às demandas do setor industrial.
Multiação
Além do Fórum das Indústrias, o Sistema FIEMT promoveu, no sábado (16), mais uma edição do Multiação, reforçando seu compromisso com a comunidade e o desenvolvimento social. O evento em parceria com a Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), o Sindusmad e diversos apoiadores locais, promoveu acesso gratuito a serviços de saúde, cidadania, educação, cultura e lazer. Ao longo do dia, a iniciativa contabilizou 5.198 atendimentos, oferecendo consultas médicas em diversas especialidades, exames, vacinação, atendimento odontológico, além de orientação jurídica, trabalhista e previdenciária. O evento também contou com atividades recreativas, ações de empreendedorismo e o tradicional Guarda-roupa Solidário, que disponibilizou milhares de peças de roupas para a população.