Educação ambiental e Manejo Florestal Sustentável são aliadas na conservação da floresta

Publicado em: 05 de Junho de 2021

O mês de junho possui algumas datas alusivas à proteção do Meio Ambiente, a começar pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (5) com o objetivo de refletir sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais. Neste sentido, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso, atua em duas frentes de conservação: o Manejo Florestal Sustentável e a Educação Ambiental.

Entre as datas que fazem referência ao Meio Ambiente: Semana nacional do meio ambiente (1), Dia Nacional da Educação Ambiental (3), Dia Nacional da Reciclagem (5), Dia Mundial dos Oceanos (8).

Mesmo em tempos de pandemia, com o ensino a distância, o tema manejo florestal sustentável esteve presente nas aulas ministradas pela professora Mauricy de Oliveira Rosa Schorr, da Escola Municipal Leni Teresinha Benedetti. “A minha maior preocupação na pandemia, enquanto professora, era envolver os alunos com atividades lúdicas. No ano passado ganhamos os bancos de madeira do Sindusmad e, deste gancho, voltei a trabalhar com o tema Manejo Florestal Sustentável, questionando os alunos: qual o uso da madeira e porque os madeireiros querem a floresta em pé? Foi surpreendente o retorno, muitos textos, desenhos e com a participação da família. Eles não vão esquecer porque vivenciaram na prática a importância desta atividade”, informou.

O Manejo Florestal Sustentável é a atividade econômica que mais protege a floresta por meio da colheita de árvores previamente selecionadas, o que garante a conservação da floresta, viabilidade econômica e a produção de forma contínua, com ciclos a cada 25 anos. Uma área sob manejo, a floresta tem que ficar intocável, e inclusive, livre de riscos de incêndios, por exemplo.  O Estado de Mato Grosso possui 3,7 milhões de hectares de manejo, com expectativa de chegar a 6 milhões, em 2030.

Para a professora Mauricy, se esta técnica for associada a educação ambiental, através da conscientização das crianças sobre a utilização dos recursos naturais com equilíbrio e sustentabilidade pode mudar uma sociedade inteira. “Não está envolvendo apenas os alunos e sim, suas famílias e toda a sociedade. O Sindusmad não está apoiando apenas as crianças na educação ambiental, está apoiando toda uma comunidade carente que depredava, estragava e que hoje cuidam daquele ambiente que vivem. Dia do meio ambiente é para ressaltar a importância do ambiente que estamos inseridos. A importância de manter a floresta em pé e o bem que faz para a natureza, para os animais e para todos nós”, ressaltou.

O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis, reforçou que o sindicato desempenha um papel social, por meio de parcerias que visem a educação ambiental e cidadania para crianças e jovens. “Se existe um segmento que mantem a floresta viva, em pé e sempre renovada é o setor de base florestal. O melhor sistema de extração, mais moderno do mundo e que atua dentro da legalidade é o manejo florestal sustentável. É fundamental ensinar as crianças e os jovens que o manejo florestal sustentável é a única forma que a gente tem de manter uma floresta sempre jovem, e ainda fomentar a economia dos nossos municípios, estado e país. Este é o legado que deixaremos para as próximas gerações”, explicou.

Em 2020 o Sindusmad doou quatro bancos de madeiras para a Escola Municipal Leni Teresinha Benedetti e apoia outras atividades que propõem a valorização e o fortalecimento do setor. E, para ensinar outras crianças sobre a importância da floresta em pé, o Sindusmad em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fará a doação de 100 mudas de árvores para os alunos do Colégio Objetivo Albert Sabin, no início da semana. As árvores são para a arborização urbana, o que promove maior umidade no ar, diminuição da poluição sonora, proteção contra os ventos e sombra para os pedestres e veículos.