Início
A primeira reunião ordinária da diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) foi realizada ontem (08), com o planejamento das principais ações que serão realizadas pelo sindicato empresarial, durante o ano. Dentre as ações apresentadas na pauta, está a participação do evento Norte Show, as fiscalizações do Ministério do Trabalho e eleição da nova diretoria para o biênio 2023/2025. A próxima reunião de diretoria será de forma itinerante, no município de Marcelândia, na empresa do diretor Olides Buffon, no dia 03 de março.
Para o presidente Wilson José Volkweis, devido a quantidade de ações propostas na pauta, o ano de 2023 promete ser bastante ativo para o segmento. “Nossa pauta está extensa, o que sinaliza que teremos um ano com bastante trabalho. Mas tenho certeza do engajamento da diretoria visto a participação e o empenho dos diretores nas demandas do setor. Temos dois novos cursos para começar que é o auxiliar do escritório e o operador de destopador. Já alinhamos com os diretores da Acrinorte, sobre a nossa participação no evento Norte Show. Um assunto que requer bastante atenção do associado é a implantação do sisflora 2.0, e tantas outras demandas. Vamos começar o ano trabalhando muito em prol do setor de base florestal”, garantiu.
Sobre os primeiros cursos ofertados aos trabalhadores da indústria, o curso de Operador de Destopador vai iniciar nos próximos dias, após o fechamento da turma. Já o curso de auxiliar de escritório, que terá uma carga horária maior ainda não tem data definida.
Quanto as fiscalizações do Ministério do Trabalho previstas para iniciarem este ano, o sindicato se antecipou e através da parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) tem realizado um trabalho de diagnóstico de segurança e saúde no trabalho das empresas associadas. “Buscamos a parceria com o Sesi e 65 empresas já tem o diagnóstico e outras 21 empresas estão cadastradas para receber a visita do SESI, na segunda etapa do diagnóstico de segurança. As empresas estão se adequando, pois sabem da importância de cumprir tudo o que rege a lei do Ministério do Trabalho”, informou.
Com relação a participação no evento Norte Show 2023, o presidente prometeu novidades. “A Norte Show é um evento muito importante de tecnologia para o agro e somos parceiros desde a fundação da Acrinorte. Neste ano, queremos trazer novidades, parceiros para mostrar as tecnologias no setor de base Florestal aos visitantes e aos empresários e também trazer palestras. Já estamos alinhando com a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti para ela estar presente no evento”, reforçou.
Durante a reunião, o presidente Wilson anunciou que o atual vice-presidente Felipe Antoniolli concorrerá a presidência da entidade na próxima eleição, liderando a chapa de diretoria para o próximo biênio 2023/2025. O anúncio foi comemorado pelos diretores. “Vejo muitos diretores preparados para assumir este papel, mas escolhi o Felipe porque é bem ponderado, conhece o segmento e a atividade, além disso, é um cara bem participativo e está sempre por dentro dos assuntos. Tem me representado em pautas e reuniões em Cuiabá e tem feito isso muito bem. Agora ele vai montar a chapa, visitar os associados, mas estaremos à disposição para ajudá-lo e apoiá-lo no que for preciso”, ressaltou.
O período eleitoral do sindicato está previsto para iniciar em março, com o registro da chapa. A eleição será realizada no dia 30 de maio e a posse está marcada para o dia 27 de junho.