Diretores do Sindusmad prestigiam teatro sobre Manejo Florestal Sustentável

Publicado em: 11 de Outubro de 2021

O resultado de um projeto desenvolvido em sala de aula sobre "Manejo Florestal Sustentável e a Utilidade da Madeira" foi mostrado na sexta-feira (08) na Escola Municipal de Educação Básica Leni Teresinha Benedetti. Foi apresentado um teatro sobre o tema e também realizada a exposição de um portfólio das atividades desenvolvidas durante o ano pelos 32 alunos do quarto ano do ensino fundamental. Os diretores do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) prestigiaram os trabalhos dos talentosos artistas. Em comemoração ao Dia das Crianças, cada aluno levou de presente um banquinho de madeira da espécie Itauba, que foi doado por um diretor do sindicato.

Mesmo diante de uma pandemia e com aulas na modalidade híbrida e intercalada não foram obstáculos para desanimar a professora Mauricy Schorr a realizar o projeto que foi idealizado desde janeiro. “Eu queria entender melhor esse processo de Manejo Florestal e comecei a buscar as informações e a fazer pesquisa de campo. Depois, transformar todo este conteúdo em teatro e em aulas que foram ministradas por vídeo. Com a pandemia, o maior desafio era envolver as crianças em um assunto tão difícil. Foi quando tive a ideia de mostrar a utilidade da madeira. Procurei a diretoria do Sindusmad e apresentei a ideia da caixinha. As crianças ficaram totalmente envolvidas em casa e me deram este retorno mostrando o envolvimento das famílias”, explicou. A caixinha foi entregue no Dia das Mães, com 100% de participação.

Com o sucesso das caixinhas de madeira, no segundo semestre, a professora deu continuidade na dinâmica: abordar o reaproveitamento da madeira através de um banquinho de madeira que seria entregue em comemoração ao Dia das Crianças. Novamente a diretoria do Sindusmad se mostrou parceira do projeto e disponibilizou gratuitamente o material. “Esse simples objeto chamou atenção dos alunos, das famílias e da comunidade. Como no livro didático de ciências tem uma parte que ensina sobre o reaproveitamento, aproveitei esse intercâmbio e trabalhei nesta sistemática trazendo um resultado muito positivo”, ressaltou.

Quanto ao teatro, o desafio foi ainda maior. Além dos alunos, a professora envolveu a comunidade, através dos jovens que estão trabalhando na escola como bolsistas. Eles eram os narradores da história, enquanto os pequenos interpretavam. “Desde quando comecei este trabalho em 2014, de integrar a comunidade a escola através do projeto de Manejo Sustentável, neste ano não tivemos nenhuma janela quebrada e nenhuma árvore quebrada. Isso é muito significativo”, pontuou.

A professora agradeceu a presença da equipe técnica e dos diretores do Sindusmad no evento realizado. “É muito significativo para as crianças a presença de pessoas da nossa sociedade participar. Eles deixam a vida deles para doarem um pouco de tempo e atenção. Eles valorizam essas crianças, as motivam com palavras de incentivo, positivas e amorosas. Esses banquinhos de madeira Itaúba com certeza fará diferença na vida deles”, enfatizou.

Para o presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis é muito gratificante fazer parte de um projeto que visa a educação ambiental. "É motivo de orgulho ver as crianças aprendendo e ensinando sobre o manejo florestal, um assunto tão complexo mas, que eles conseguiram buscar o entendimento em sua essência e traduziram em uma linguagem simples e clara para todos entenderem. Só temos que parabenizar esses brilhantes alunos, e também essa dedicada professora que não mede esforços para ensinar com muito amor e carinho. Aqui foi plantado várias sementes que com toda a certeza irá germinar e tornar grandes árvores com belos frutos”, destacou.