Diretores avaliam participação nas feiras voltadas à madeira e anuncia novos cursos profissionalizantes

Publicado em: 12 de Julho de 2024
Foto Por: Andressa Amaral
Fonte: Sindusmad

Diretores do Sindusmad comemoraram quarta-feira (10), na 04ª reunião ordinária de diretoria do Sindusmad, os resultados e os avanços que o setor de base florestal tem conquistado a nível nacional e internacionalmente após participar de diversos encontros do segmento. Na pauta de reunião também estava o anúncio de novos cursos de qualificação de mão de obra. Desde maio, o sindicato realizou mais de 110 ações que visavam o fortalecimento do setor.

Os diretores que participaram das feiras International Carrefour du Bois em Nantes, França, e da feira ForMóbile em São Paulo avaliaram a importância de exportar o conhecimento do manejo sustentável florestal e prospectar novos mercados. "O feedback das pessoas que participaram das feiras é extremamente positivo. Essas feiras agregam muito valor tanto para os associados quanto para os diretores, pois possibilitam a prospecção de novos negócios e segmentos, além de oferecerem uma visão sobre inovações tecnológicas para os materiais utilizados no setor. A participação do setor de base florestal nessas feiras é fundamental para seu fortalecimento", explicou o presidente do Sindusmad Felipe Antoniolli.

Os diretores e associados foram convidados a participar da próxima feira, Espírito Madeira 2024, a ser realizada de 7 a 9 de novembro no Espírito Santo. "Convidamos todos os associados do Sindusmad para participar e mostrar a realidade e as boas práticas do manejo florestal sustentável, que gera renda e emprego. A feira é uma oportunidade para prospectar novos negócios e explorar novos cenários", complementou.

De acordo com o presidente, no último final de semana, foi realizado o evento Multiação, um projeto social da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), do Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Senai MT), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT) e da Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC) em parceria com o Sindusmad. "O sindicato participou de todas as edições do evento social Multiação em Sinop. Neste ano, foram mais de 5.200 atendimentos gratuitos à população que mais precisa. Foi uma experiência gratificante poder participar, desde a escolha do local até ver o sentimento de gratidão no semblante das pessoas atendidas”, celebrou.

Na reunião, também foi destacada a importância dos cursos profissionalizantes, com novas turmas sendo formadas para a qualificação da mão de obra e o fortalecimento do setor. Para julho, estão previstos os cursos de 'Ajustador e operador de torno laminador de madeira', com carga horária de 24 horas, e 'Afiador de facas de torno de laminador', com 20 horas de duração. Para ambos os cursos, é necessário ter no mínimo 20 alunos.

O presidente Felipe Antoniolli explicou que esses cursos, propostos e apresentados à diretoria, serão disponibilizados aos associados para capacitação profissional, dando continuidade ao trabalho das gestões anteriores. “Os novos cursos são voltados para laminadoras, fiação de facas e geração de biomassa. Pedimos aos associados e diretores que preencham as vagas com seus colaboradores para que esses cursos realmente aconteçam”, informou.

O diretor Maiko Scheffer Hahn também ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes para a qualificação da mão de obra e o fortalecimento do setor. "Esses cursos melhoram a nossa mão de obra, atendendo à necessidade de qualificação em segmentos específicos. Por exemplo, um funcionário pode ter interesse em exercer outra função, mas não tem o conhecimento e a técnica necessários. O Senai, junto com o Sindusmad, está fomentando essa qualificação, melhorando a mão de obra no setor. Muitos cursos já foram oferecidos, e tive funcionários que participaram e ganharam muito conhecimento. Todo estudo só vem a enriquecer o funcionário, e a empresa ganha, junto com toda a classe, facilitando nosso trabalho do dia a dia na base", comentou.

Outro ponto abordado foi o anúncio da próxima reunião itinerante, a primeira a ser realizada na cidade de Vera, e poderá contar com a presença de representantes da Sema e do Cipem. Para o anfitrião Wesley Ollympio Correa Giacomeli, a expectativa é receber todos os diretores e associados da região. "Estamos com uma enorme expectativa e queremos receber todos com o carinho imenso com que somos recebidos aqui na nossa casa", declarou