Curso inédito de Operador de Serra Fita em Sinop capacita os primeiros alunos

Publicado em: 11 de Julho de 2022
Fonte: Sindusmad

Foi realizado neste último sábado (09), a entrega de certificados do curso de “Operador de Serra Fita” para os 20 funcionários das madeireiras associadas que concluíram a capacitação. O encerramento contou com a participação de vários empresários do setor, que vieram prestigiar os alunos. A capacitação foi oferecida pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O operador de serra fita ou popularmente conhecido como “serrador” é o profissional responsável por cortar e projetar os cortes dentro de uma Indústria Madeireira. Segundo o gerente do Senai Bruno Cavalcanti, este curso foi criado especificamente para atender a demanda do setor. “Nós temos o entendimento das necessidades das empresas. Temos uma listagem de cursos padrão que oferecemos, mas todas as vezes, que uma necessidade foge do que temos padronizado, a gente desenvolve. Este curso é o resultado desse desenvolvimento e muitos outros podem acontecer de acordo com a necessidade que a indústria hoje está apresentando”, informou. 

Para o professor do Senai, Paulinho Scheneider, essa função é muito importante dentro da indústria madeireira, pois é ela que “dita” a produção. “O serrador cuida, corta e projeta os cortes de acordo com os pedidos fazendo com que as vendas de uma madeireira possam chegar até o cliente dentro dos prazos estipulados”, destacou. 

Para aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais que atuam nesta função, as aulas práticas foram realizadas na empresa AC Henriques, empresa associada ao Sindusmad. Para o empresário e diretor do Sindusmad Antônio Carlos Henriques Luis, que cedeu a empresa para a realização do curso, destacou a importância do aprendizado na prática. “Com as mudanças de tecnologias é muito importante fazer as capacitações, a fim de melhorar a qualidade através da técnica. Aqui na empresa, tinha um problema que foi detectado pelo professor Paulinho do SENAI, durante o curso. A fita está um pouquinho diferente em relação ao carrinho, está com uma diferença que vou precisar regularizar. Por isso, a capacitação é fundamental para a melhoria da qualidade, para o funcionário que está estudando, agrega profissionalmente”, comentou.

O aluno Edson Marcos Peloso avaliou a qualidade do curso e agradeceu pela oportunidade de receber a capacitação. “A avaliação que eu faço, é que foi ótima essa parte técnica porque a prática a gente tem, mas todo conhecimento é bem-vindo. Sempre é bom a gente aprender cada dia mais. Adquirir mais conhecimento e melhorar cada vez mais o nosso desempenho da empresa. Só temos a agradecer essa parceria porque vem trazendo benefícios tanto para o empresário quanto para os funcionários”, destacou.

Representando o presidente Wilson Jose Volkweis, o diretor Diogo Paludo reforçou que uma das prioridades da gestão é investir na qualificação da mão de obra, através dos cursos de capacitação. “O Sindusmad está preocupado em fornecer, atualizar e profissionalizar a mão de obra. O curso sempre vem renovar, tem alguma coisa nova para aprender. Até mesmo, entre eles há uma troca de conhecimento. Isso é muito bom. As empresas que participaram têm ciência que isso vai favorecer e trazer resultados dentro das indústrias. Para os colaboradores, dizer que fez curso no Senai agrega muito na questão profissional pois, é conhecimento que eles vão levar para vida”, concluiu.

O próximo curso a ser ofertado pelo sindicato é o “Alinhador” com previsão para iniciar ainda este mês.