Curso de oratória é ofertado a colaboradores e diretores do Sindusmad

Publicado em: 13 de Março de 2020
Foto Por: Felliphe Marinho

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) está investindo na capacitação em oratória para a equipe técnica e para os membros da diretoria. O objetivo é melhorar e preparar os participantes através de técnicas e conceitos para uma boa apresentação, aprimorar a comunicação pessoal e interpessoal e desenvolver apresentações com credibilidade, qualidade e segurança. O curso foi realizado no ultimo final de semana para a equipe técnica. Os próximos encontros serão realizados nos dias 21 e 22 de março, com 11 diretores e nos dias 04 e 05 de abril, onde mais 12 diretores serão capacitados. A diretoria do Sindusmad é composta por 34 membros. O curso é ministrado pelo publicitário e jornalista Alessandro Gomes.

Apresentar-se ao público de forma assertiva e se comunicar de forma mais clara e efetiva é um desafio para a maioria das pessoas. Nesse sentido, Alessandro Gomes explica que a habilidade em oratória é fundamental e traz resultados positivos. “O objetivo é moldar e transformar a comunicação do ser humano. Todo mundo sabe se comunicar, mas a gente não planeja e não presta atenção como isso é feito. O curso mostra às pessoas que uma comunicação assertiva e bem feita traz resultados positivos. Com o propósito de abrir a mente das pessoas para uma comunicação diferenciada, assertiva e de qualidade”, esclareceu.

De acordo com o diretor executivo do Sindusmad Felliphe Marinho Costa, a ideia surgiu após a posse da nova diretoria em 2019, a qual integrou novos membros, além de reforçar esta habilidade nos diretores antigos, principalmente, ofertando mais tranquilidade ao falar em reuniões e conceder entrevistas. “Sentimos esta necessidade, pois os membros da diretoria sempre estão concedendo entrevistas e participam de palestras. São empresários com posicionamento forte perante a sociedade e ao sindicato. O curso vai capacitar e proporcionar técnicas, para que no momento que ele for o centro das atenções poderá falar com propriedade e segurança ao público que estiver assistindo. Nós visualizamos também uma oportunidade para capacitar também a equipe técnica, pois o fruto disso, todos os associados do sindicato vão obter”, enfatizou.

Segundo Alessandro Gomes, a empresa que investe nos seus colaboradores para desenvolver esta habilidade terá inúmeros benefícios, inclusive na fidelização por parte dos seus clientes. “A empresa terá um funcionário mais atento às novidades e as necessidades do público. Será uma pessoa mais disposta, ativa e que interage com o público transformando essa interação cliente e empresa, em um elo de amizade, o que trará uma fidelidade por parte do cliente junto a empresa. Além disso, terá um colaborador muito mais empenhado no dia a dia, nas funções que realiza. E a proposta é que ele fale ainda mais da empresa com propriedade dos produtos e dos serviços que são prestados”, garantiu.

Para Felliphe Marinho, um dos diferenciais do Sindusmad é a valorização dos seus funcionários, através de capacitações a fim de melhorar o nosso profissionalismo. “O presidente atual, o senhor Wilson Volkweis, sempre reforçou que se valorizarmos quem é da casa, o quadro de colaboradores, o retorno sempre será positivo em ambos os sentidos, pois os representantes serão mais fortes e seguros de si. Todo esse reflexo vai voltar para o Sindusmad e vai alcançar o associado e até quem não é, pois sentirá mais confiança para se aproximar do sindicato e se associar”.

Alessandro Gomes é graduado em publicidade e propaganda pela Universidade Paranaense (Unipar) e graduado em jornalismo pela Fasipe – MT e pós-graduado em Docência em Ensino Superior.