Curso de Operador de Alinhadeira inicia para os funcionários das indústrias madeireiras

Publicado em: 01 de Agosto de 2022
Foto Por: Andressa Amaral

O curso de “Operador de Alinhadeira”, conhecido como alinhador, iniciou neste último sábado (30), para os funcionários das empresas associadas do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad). O curso é realizado em parceria com o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai), e possui aulas teóricas e práticas. O curso inédito foi elaborado pelo Senai especificamente para atender as demandas do setor.

O profissional em alinhadeira é responsável pela padronização das linhas de produção da madeira, após a serragem. Para aperfeiçoar a mão de obra desta atividade, o professor do Senai Paulinho Scheneider explicou que os alunos vão aprender principalmente na questão do aproveitamento de madeira, produtividade e segurança durante o desenvolvimento do trabalho dos operadores. “O repasse das informações durante a capacitação será para passar aos alunos a importância dessa função dentro do segmento do setor madeireiro que é a do desdobro de madeiras, a qual se enquadra ainda no setor primário sendo um complemento após a serragem da madeira. O aproveitamento, a redução de desperdícios, o aumento da produtividade e também a questão da segurança dos operadores estão relacionados a esta função”, explicou.

O colaborador Joabes Moraes da Silva chegou recentemente em Sinop e vai aproveitar o curso para se profissionalizar na área. “Tenho 29 anos e não sou profissional em nenhuma área. Estou muito grato pela firma, que trabalho pela oportunidade. Está sendo muito gratificante. Eu sempre encarei as coisas difíceis na minha vida, e ser alinhador não é fácil, mas vou aprender e ser um profissional”, afirmou.

O presidente do Sindusmad Wilson Volkweis esteve presente no início do curso e reforçou que o sindicato vai continuar investindo na mão de obra profissional. “Avaliamos que os cursos de capacitação estão sendo muito positivos para o segmento. O sindicato tem a missão de fortalecer ainda mais o setor produtivo, proporcionar parcerias e incentivar que mais profissionais façam esses cursos. O curso de alinhador é o último curso que fecha o ciclo produtivo dentro das indústrias. Quando acabar este, vamos retomar as qualificações desde o início”, garantiu.