Alunos da UFMT visitam indústria madeireira

Alunos do 4º semestre do curso de Geografia da UFMT de Cuiabá visita indústria madeireira e o Sindusmad para conhecer um pouco mais da atividade econômica

Publicado em: 16 de Fevereiro de 2020
Foto Por: Junior Morais

Na última sexta-feira (14), alunos graduandos do curso de bacharelado em geografia da UFMT de Cuiabá visitaram a sede do Sindicato das Indústrias do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), com o intuito em conhecer um pouco mais sobre o setor de base florestal e o crescimento da região norte do estado a partir da atividade madeireira.

A professora da disciplina de Geografia de Mato Grosso, Sra. Sônia Regina Romancini, procurou a instituição para ver a possibilidade de levar seus respectivos alunos para um dia de campo em uma das indústrias madeireiras associadas ao sindicato empresarial.

Foi realizada visita técnica na empresa “Zico Madeiras” de propriedade do atual diretor do sindicato e ex-presidente Sigfrid Kirsch. Ao total acompanharam a visita, 25 alunos sob a responsabilidade de duas professoras do curso. Durante a visita na indústria foram apresentados toda linha de produção na parte de beneficiamento, desde a fabricação de deck a procedimentos de secagem por estufa de espécies como Itaúba, Cumaru e Ipê. Após questionamentos dos alunos quanto a origem da matéria prima e qual a destinação de seus produtos, fora esclarecidos que a madeira é proveniente de projetos de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), de municípios próximos a Sinop, e a destinação dos produtos industrializados são o mercado externo, principalmente o continente europeu.

Durante a visita todo esclarecimento das dúvidas existentes fora esclarecido pelo Diretor Executivo do Sindusmad, o Eng. Felliphe Marinho e pela colaboradora da empresa, Luciane. Após a visita realizada na indústria, todos foram encaminhados para a sede do sindicato madeireiro para um amplo esclarecimento perante ao setor de base florestal em um contexto mais amplo. Nesta segunda etapa se fizeram presentes os Diretores Diogo Paludo e Aroldo Fávero, que também são empresários industriais do ramo da madeira. Felliphe explicou aos presentes que o setor é reconhecido pela sua organização institucional, além do Sindusmad existe mais sete sindicatos empresariais madeireiros sendo eles localizados em: São José do Rio Claro, Sorriso, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Alta Floresta e Aripuanã. Juntos, somaram forças e criaram o Cipem – Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso, localizado em Cuiabá, possuindo o objetivo de fortalecer o segmento da madeira e representar o setor e as empresas associadas a nível estadual e federal.

Aroldo Favero transpareceu que trabalhamos e vivenciamos um setor totalmente sustentável, através do Manejo Florestal Sustentável, onde extraímos árvores maduras de forma que o impacto ambiental é o mais reduzido possível, assim gerando a oportunidade de outras árvores jovens surgirem e crescerem. Destacando que a pratica da atividade é reconhecida por entidades como Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Instituição de Pesquisa Embrapa Floresta.

Diogo Paludo, diz sentir uma enorme alegria pelo fato da UFMT procurar o Sindusmad para saber um pouco mais da nossa atividade economica, pois geramos empregos, arrecadamos impostos, preservamos nossas florestas, e somos responsáveis por grande parte da economia de todo estado.

A Professora Ivaniza de Lourdes Lazzarotto Cabral, que leciona a matéria de introdução a pedologia, conhecimento de solos, menciona que surgiu a necessidade de conhecer um pouco mais do ramo madeireiro pelo fato que na disciplina de geografia do estado de Mato Grosso, os alunos devem conhecer todo território mato-grossense, estudar o estado como um polo regional, sua importância econômica e dentro dessa importância econômica, o comercio, a prestação e serviço, produção de soja, milho, e a questão da madeira que está no início da história de Sinop, que até dias atrás se reconfigura, alcançando nova projeção nacional e internacional, com mudanças nos processos de extração e beneficiamento da madeira.

A professora agradece ao Sindusmad pela disponibilidade e todo esforço gerado, e ressalta que todo conhecimento adquirido pelos Alunos do 4º semestre do curso de Geografia, fará toda diferença em suas vidas academias e futuramente em suas carreiras profissionais.