Alunos da SECITEC visitam a sede do Sindusmad

Futuros técnicos em edificações conhecem a cadeia produtiva da madeira

Publicado em: 24 de Outubro de 2021
Foto Por: Junior Morais
Acervo Sindusmad

Na última sexta-feira (22), alunos em formação técnica do curso de edificações da SECITEC - Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop, visitaram a sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), com o objetivo em conhecer sobre a cadeia produtiva da madeira, levando em consideração sua importância para o segmento da construção civil no país.

A turma de alunos esteve acompanhada das professoras Mariana Novaes Carvalho e Ana Paula Gonçalves Rosa Marcato, que lecionaram diversas matérias durante todo o curso, porém a visita técnica foi realizada devido a disciplina atual de estruturas de aço e madeira. A Professora e Engenheira Civil Mariana Carvalho, procurou o Sindusmad com o objetivo em levar seus respectivos alunos para um dia de campo, em uma das indústrias madeireiras associadas ao sindicato empresarial.

Primeiramente o Diretor Executivo do Sindusmad, o Engenheiro Felliphe Marinho, recebeu os alunos e as professoras na sede do sindicato e explanou sobre as etapas da cadeia produtiva da madeira, desde sua extração realizada através do Manejo Florestal Sustentável, até sua industrialização e comercialização para o mercado nacional e internacional. Na oportunidade Marinho explicou que o Setor de Base Florestal no estado do Mato Grosso é totalmente organizado através dos 8 sindicatos empresariais e do Cipem – Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado do Mato Grosso, que representa o setor a nível estadual. “Temos um grande diálogo com os órgãos ambientais competentes, devido a nossa intenção em contribuir para a legalidade do setor e também pela perenidade do segmento”, ressaltou.

Também foi realizada visita técnica em uma das empresas associada ao sindicato, neste caso a “Zico Madeiras” de propriedade do atual diretor do sindicato e ex-presidente Sigfrid Kirsch. Durante a visita na indústria foram apresentados toda linha de produção na parte de beneficiamento, desde a fabricação de deck a procedimentos de secagem por estufa de espécies como Itaúba, Jatobá, Cumaru e Ipê. Após questionamentos dos alunos quanto a origem da matéria prima e qual a destinação de seus produtos, foram esclarecidos que a madeira é proveniente de projetos de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), e a destinação dos produtos industrializados, 90% é para o mercado externo, países como Estados Unidos, Portugal e Bélgica.

O empresário Sigfrid acompanhou todo o percurso realizado em sua empresa pelos alunos, respondendo questionamentos e mostrando o processo industrial da madeira. “É uma enorme satisfação receber a visita de alunos, formadores de opinião, e explicar sobre a atividade econômica da madeira, pois estamos falando de um importante segmento, responsável pela geração de empregos, arrecadação de impostos, e principalmente pela conservação das florestas em pé”, afirmou.

A Professora Mariana mencionou que foi muito bem recebida pela equipe do Sindusmad, onde o Diretor Executivo Felliphe Marinho contextualizou a importância da prática do Manejo Florestal Sustentável, e a atuação do sindicato junto as indústrias madeireiras de Sinop e região. “Além disso, todos os alunos receberam um brinde contendo livros, dvd, revista, e outros materiais que serão de grande valia para utilização na disciplina”, complementou.

Para o SECITEC é de suma importância aliar a prática com a teoria, principalmente para os alunos de curso técnico, onde podem ver fora da sala de aula, ou melhor, podem vivenciar o próprio mercado de atuação atrelando os conhecimentos adquiridos em sala com o que realmente é realizado no dia a dia da indústria. A visita foi muito enriquecedora, pois os alunos puderam ver de perto os diferentes tipos de madeira que são beneficiadas na região e como é o processo de preparo, os tamanhos e padrões comercializados, e até mesmo como funciona a exportação da madeira. Agradecemos ao Sindusmad por toda disposição e empenho em receber nossos alunos.