Wilson José Volkweis

Em 05 de abril de 1962 nascia em Campina das Missões, no Rio Grande do Sul (RS), Wilson José Volkweis, um dos 9 filhos do Sr. Agenor e da Sra. Herta.

Mudou-se com a família para o município de Foz do Iguaçu no Paraná (PR), aonde permaneceram por longos anos. Em 1979, com 17 anos, o jovem Wilson chegava a Sinop (MT), decisão motivada pelo fato de sua irmã mais velha, Ineida e esposo já estarem estabelecidos em território mato-grossense. Wilson um grande defensor da tradição gaúcha, chegou na cidade a procura de trabalho e a trajetória da madeira teve inicio em sua jornada. Em 1988 casou-se com sua esposa Generci Ribas Volkweis e juntos constituíram uma família unida através dos filhos: Eduardo Ribas Volkweis (engenheiro florestal), Arthur Ribas Volkweis (arquiteto), e Geane Volkweis (advogada).

A trajetória pela busca de melhores cenários para o setor de base florestal levou Wilson a se filiar a instituição que hoje preside, em 1997, sócio proprietário da indústria Rio Areia Madeiras Ltda, e após participar pela primeira vez da diretoria do Sindusmad em 2007, sempre colaborou de forma participativa aos pleitos da categoria em prol da defesa dos interesses do setor e dos membros associados. Na gestão anterior (triênio 2016/2019) destacou-se por sua demasiada participação como Vice-Presidente, atuando diversas vezes como presidente em exercício, onde emplacou como um líder excepcional, que cativou os empresários e colegas de profissão, em sua candidatura para o próximo biênio (2019/2021).

Com todos os entraves do setor, Wilson nunca se mostrou desmotivado, mas sim sempre empenhado em buscar uma solução que pudesse melhorar e fomentar o segmento da madeira.

Em 2010 fundou a empresa Wilson José Volkweis Eireli – EPP, especializada em extração de madeira em Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), fomentando o abastecimento de matéria prima junto as indústrias, fortalecendo o mercado nacional e o mercado de exportação.

Em 2019, aceitou ser desafiado pelas situações adversas e surpresas, assumindo a presidência do sindicato empresarial, com o grande apoio de uma diretoria de grandes empreendedores que tal qual ao seu líder se dispõem a aceitar cada luta em favor do negócio da madeira.