Trabalhadores da indústria madeireira terão aumento de 5%

Publicado em: 20 de Julho de 2017
Fonte: Cristiane Oliveira - Da Assessoria

Acordo fechado entre sindicatos foi 1,2% superior à inflação do período

 

Trabalhadores da indústria madeireira das cidades de Cláudia, Itaúba, Santa Carmem, Sinop e União do Sul terão aumento salarial de 5%. A negociação foi encerrada na tarde da última terça-feira, 18, entre o Conselho de Relações do Trabalho do Sindusmad (sindicato patronal madeireiro com sede em Sinop) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário da Região Norte (Siticom).

A data-base para aumento salarial dos trabalhadores é maio e as empresas que ainda não haviam concedido a correção deverão fazer pagamento corrigido de forma retroativa. A negociação é válida de maio deste ano até abril de 2018.

Para o presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch, “considerando todas as dificuldades econômicas pelas quais o país passa atualmente, todo aumento de despesas para as empresas é crucial, no entanto, é fundamental que os trabalhadores tenham sua renda equiparada às perdas do último ano”.

As reuniões entre as entidades iniciaram-se em 12 de maio e o Siticom apresentou a proposta de aumento de 12%; em reunião posterior 8% e, por último 7,5%. A assembleia geral dos associados ao Sindusmad autorizou o incremento de 4,57% e os representantes patronais mantiveram o mesmo percentual até a última reunião, quando ambas acordaram em 5%.

O ganho real no salário dos trabalhadores foi 1,2% superior à inflação do período dos últimos 12 meses, que foi de 3,98%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).