Sindusmad reúne empresas para discutir segurança no trabalho

Publicado em: 24 de Agosto de 2019
Foto Por: Felliphe Marinho

Representantes do setor madeireiro de Santa Carmem, por intermédio do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), estiveram em reunião com a empresa Asstramed - Assessoria em Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente para discutir ações que visem proporcionar melhor qualidade de vida para o trabalhador e na redução dos acidentes de trabalho. Participaram da reunião o prefeito de Santa Carmem Rodrigo Audrey Frantz e o presidente do Sindusmad, empresário Wilson José Volkweis.

Segundo o prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz, a iniciativa do setor madeireiro do município é buscar orientação a fim de estar sempre adequada a lei. “A gente tem a preocupação de estar adequado com a lei, mas principalmente proporcionar maior segurança a saúde do trabalhador, por isso, solicitamos essa reunião por intermédio do sindicato, porque a orientação é necessária e precisamos estar amparados”, enfatizou.

O setor madeireiro gira em 30% a economia de Santa Carmem. Atualmente são 15 indústrias madeireiras no município.

De acordo o proprietário da empresa Asstramed, Elson Pedro Rosa, em 45 dias será entregue a primeira parte do projeto que é a elaboração personalizada dos planos de trabalho em segurança no trabalho. “É necessário essa personalização no projeto para que sejam definidas e priorizadas medidas de segurança de trabalho para cada madeireira, já que, se diferenciam em número de funcionários e equipamentos”, informou.

As informações pertinentes a Saúde e Segurança do Trabalho começaram a ser exigidas desde julho deste ano, no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Conforme o cronograma de implementação do eSocial, a obrigatoriedade dos dados está prevista para acontecer em três datas durante os anos 2020 e 2021.

Neste sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Para as empresas que aderirem ao projeto, o trabalho será desenvolvido durante dois anos, para a elaboração, implantação com treinamento e o acompanhamento dos resultados através de campanhas de prevenção de acidentes. “As empresas vão investir em qualidade de vida e segurança do trabalhador. É um projeto que demanda tempo e continuidade para que tenha sucesso. A primeira parte é a elaboração dos projetos. Na aplicação inclui treinamentos, palestras, plano de emergência de trabalho, além da organização da estrutura. O trabalho demanda a participação de todas as áreas da empresa, como a parte administrativa quanto a operacional, para assim atingir o objetivo que é ser excelência em qualidade de vida no trabalho”, explicou.

Elson Rosa reforçou o pioneirismo do sindicato em oportunizar diálogo entre os associados e empresas para parcerias. “Com essa iniciativa do Sindusmad torna-o uma empresa na vanguarda neste trabalho. Porque é o primeiro sindicato no Mato Grosso que toma a frente deste projeto. É a preocupação com a qualidade de vida do trabalhador”, garantiu.

O Sindusmad busca atender as demandas de seus associados e oferece apoio nas áreas jurídica, trabalhista, tributária, ambiental e comercial com o objetivo de promover o desenvolvimento, crescimento e fortalecimento do setor madeireiro.