Sindusmad recebe empresários americanos e apresenta o setor de base florestal de Mato Grosso

Publicado em: 28 de Junho de 2019
Foto Por: Junior Morais

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) recebeu na última semana inspetores da empresa americana Clarke Veneers and Plywood e representantes da Morgan Woods. Em reunião, a entidade apresentou o setor de base florestal, sua credibilidade e investimento na legalização.

“O Norte de Mato Grosso possui um potencial muito grande para exportação e essa visita é prova disso. O Sindicato se coloca como um suporte para os empresários do setor. A estadia desses potenciais investidores surgiu da iniciativa do diretor Diones Marcos, que entrou em contato com a Morgan Woods, empresa representante da Clarke no Brasil”, explica o presidente do Sindicato, Wilson José Volkweis.

Diones conta que a princípio apresentou o potencial da sua propriedade, a fazenda de manejo Florestal Santa Maria. Desse contato, a intermediadora colheu dados necessários para levar ao conhecimento da Clarke a capacidade de produção, qualidade e legalidade da madeira mato-grossense.

“Os visitantes ficaram empolgados e em alguns dias enviaram dois inspetores, um deles e outro de um cliente final. Depois da reunião no Sindicato, eles pediram para conhecer a fazenda, onde averiguaram toda documentação e o processo de manejo, desde a extração até a venda”, lembra.

A empresa brasileira Morgan Woods já intermedia a exportação de madeira com a Clarke, entretanto se limitavam a espécies nativas do Sul, como Pinos e Eucalipto.

“Os inspetores tiveram uma impressão excelente do setor no Norte de Mato Grosso, mas principalmente com a organização do Sindicato”, aponta o diretor comercial da Morgan Woods, Ari Zolet.

O interesse no mercado brasileiro é resultado do cenário complicado que os Estados Unidos enfrentam na compra de matéria prima legalizada. A princípio, a madeira era importada de países da África, entretanto nem toda documentação era fornecida.

“Diante de toda credibilidade e controle apresentados aqui, ficou acertado que iniciaremos as negociações, inclusive em outros tipos de madeira, sem ser o laminado. Todos os empresários do setor madeireiro que quiserem comercializar, estão com o caminho aberto”, destaca o diretor.

O executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, explica que participaram do encontro 20 empresários, dentre eles, tanto os que operam para o mercado externo, quanto os que comercializam seus produtos dentro do país. “O encontro foi uma forma de aproximar e incentivar mais empresas a trabalharem com exportação”, explicou Marinho ao destacar ainda que na oportunidade as empresas americanas tiveram uma melhor percepção para outros produtos da madeira da região. “Um elo de comunicação foi criado e será organizado um grupo para encaminhar amostras de madeiras para diversas finalidades com objetivo de atender ao mercado norte-americano”.

Marinho disse também que durante a reunião os participantes foram convidados a participar do Dia na Floresta, evento que acontece em 05 de julho, na sede da Fazenda Sinopema. Durante a experiência será possível conhecer como é desenvolvida a atividade florestal que conserva o meio ambiente, gera emprego e renda, arrecadação de impostos e movimenta a economia nacional.

A segunda edição do Dia na Floresta é promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Secretaria do Estadol de Meio Ambiente (SEMA) e sindicatos empresariais madeireiros de Mato Grosso, em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT) e Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestas (AMEF).