Sindusmad realiza ação em comemoração ao Dia Mundial da Amazônia e ao Dia da Árvore

Publicado em: 05 de Setembro de 2019
Foto Por: Junior Morais

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), realizou ação de educação ambiental no Colégio CAD (Sinop), envolvendo os alunos da escola em atividade de plantio de árvore e distribuição de mudas (Palmeira Real, Ipê Roxo, Alecrim, e Tento Carolina). Apoiamos a iniciativa em prol da comemoração e homenagem ao Dia Mundial da Amazônia (05/09) e ao Dia da Árvore (21/09).

O Colégio CAD desenvolveu um projeto denominado MINHA FAMÍLIA É NOTA DEZ, que possui o objetivo em fortalecer os laços de compromisso entre a escola e a família, o cronograma para realização destas ações foi estipulado para início no dia 25 de março e encerramento no dia 11 de outubro. Cada família poderá ser representada por uma ou mais pessoas, que comparecerão ao colégio apresentando algo para a turma de seu filho, podendo fazer apresentações como: cantar, representar, tocar um instrumento, falar de sua profissão, fazer uma receita gastronômica, experiencia de viagem, contar histórias, e etc.

A Iniciativa surgiu através de solicitação de um dos diretores do sindicato, Sr. Diogo Paludo que estudou o ensino médio no colégio, e atualmente o seu filho Pedro Gabriel Paludo faz parte do quadro de alunos, cursando o 6ª ano do ensino fundamental. Sendo assim o Diogo escolheu apresentar sobre sua profissão como empresário industrial madeireiro, e falar sobre a sustentabilidade da cadeia produtiva da madeira, através do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

No dia 04 de setembro (quarta-feira), o Sindusmad junto com o empresário madeireiro se propusera a fazer uma apresentação sobre o setor de base florestal do Estado de Mato Grosso, como funciona a atividade de extração da matéria prima nas florestas, e como é realizado o processo de industrialização desses produtos. O sindicato esteve representado pelo Diretor Executivo Felliphe Marinho, e Consultor Associativo Junior Morais. Além das apresentações, foi passado um vídeo institucional falando da prática do manejo florestal de forma bastante didática, facilitando a transferência de conhecimento sobre o assunto tratado. Também os alunos interagiram com um catalogo de realidade aumentada fornecida pelo Centro das Indústrias Madeireiras Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (Cipem), que permitiu aos alunos adentrarem as florestas de forma virtual e conhecer a sustentabilidade do setor, aprendendo um pouco mais sobre as espécies nativa aqui predominante, tendo conhecimento de sua finalidade,  características técnicas como: densidade, peso e volume. Além das atividades teóricas sobre o assunto, realizamos de forma conjunta uma atividade prática na área externa das salas de aula. Plantamos simbolicamente uma árvore (Ipê Branco) com placa de identificação contendo nome cientifico, nome popular e identificação da turma que plantou. Finalizando as atividades do dia com distribuição de mudas de arvores para os alunos levarem para suas respectivas residências e mostrar o aprendizado aos seus familiares sobre a importância de plantar e incentivar o setor de base florestal que são reconhecidos como os verdadeiros Guardiões da Floresta.

Segundo o executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, “agradecemos a oportunidade de fazer parte do enriquecimento pedagógico destas crianças, nós possuímos este dever social com a população tendo em vista a grande história do Sindusmad ao longo desses 35 anos. A ideia de plantar uma árvore na escola e colocar o nome da turma responsável por plantar, foi formidável, pois muitos deles sentiram orgulho desta ação, e em um futuro certo quando estiverem na faculdade e voltarem para visitar a escola, vão admirar a grandeza da natureza através da bela árvore que irá se tornar, fornecendo belas flores e uma gostosa sombra”, enfatizou.