Sindusmad promove campanha de vacinação contra gripe H1N1 aos trabalhadores da indústria madeireira

Publicado em: 23 de Janeiro de 2018
Fonte: Cristiane Oliveira - Da Assessoria

Aproximadamente mil doses serão destinadas aos funcionários de madeireiras

 

Os trabalhadores da indústria madeireira em Sinop e região estão sendo vacinados contra a gripe H1N1, de forma gratuita, em campanha promovida pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad). Na agenda de vacinação estão os funcionários de madeireiras das cidades de Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Nova Ubiratã, Itaúba e Marcelândia. São mais de 1000 doses destinadas aos funcionários de indústrias madeireiras.

As primeiras doses foram administradas ontem (22) aos trabalhadores das empresas: Madeireira Novo Estado, Paluchowski Madeiras e Madeireira Montevede, em Sinop; em Santa Carmem as empresas Incomag e Lamisan Laminados receberam a equipe de vacinação.

Conforme o executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, a iniciativa aponta a preocupação com a saúde do trabalhador. “A vacinação gratuita dá tranqüilidade ao trabalhador quanto à imunização, bem como, ao acesso às doses”, ressalta Marinho.

Para participar da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 as indústrias associadas devem enviar ao Sindusmad documentação que inclui contrato social da empresa e número de colaboradores a serem beneficiados, bem como seus nomes e dados pessoais.

O empresário Diones Marcos, da Madeireira Gramados, já solicitou a imunização de seus colaboradores contra a gripe H1N1. “Sabemos dos riscos oferecidos pela gripe H1N1 e nos preocupamos com a saúde e bem estar dos trabalhadores, por isso, entendemos ser de fundamental importância que todos tenham acesso à vacina”, disse.

SINTOMAS E TRANSMISSÃO

O Ministério da Saúde alerta que a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Entre os sintomas estão febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

A Influenza pode ser transmitida de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos, que podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. (Com informações do Ministério da Saúde)